Hemocentro de Prudente inicia coleta de plasma de pessoas curadas da Covid-19

Projeto do Instituto Butantan prevê utilização do plasma convalescente do novo coronavírus em pacientes com diagnóstico comprovado e que apresentem sintomas da doença há, no máximo, 72h

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 06/04/2021
Horário 04:00
Foto: Hemocentro de Prudente
Hemocentro de Prudente deu início à coleta de plasma sanguíneo nesta segunda-feira
Hemocentro de Prudente deu início à coleta de plasma sanguíneo nesta segunda-feira

O Hemocentro de Presidente Prudente deu início, nesta segunda-feira, à coleta de plasma sanguíneo de pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus e que estão curadas. O projeto do Instituto Butantan prevê a utilização do plasma convalescente do novo coronavírus em pacientes com diagnóstico comprovado e que apresentem sintomas da doença há, no máximo, 72 horas. 
De acordo com a gerente de enfermagem do Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente, Elaine Negri, o plasma convalescente de Covid-19 pode ser obtido a partir de uma doação de sangue total (doação usual de sangue) ou a partir de um procedimento denominado aférese – que é feito com a utilização de uma máquina específica. Em Presidente Prudente, a doação do plasma convalescente de Covid-19 só poderá ser feita a partir da doação de sangue completa.
Para contribuir, a pessoa deverá atender todos os critérios comuns para uma doação de sangue, ter idade entre 18 e 69 anos 11 meses e 29 dias, peso igual ou superior a 51 kg, bem como ter tido Covid-19 confirmada por exame laboratorial e estar livre de sintomas da doença entre 30 e 60 dias. 
O doador, no entanto, não pode ter recebido transfusão de sangue em nenhum momento na vida e, se for mulher, não pode ter engravidado. Isso porque, durante a gestação, a mulher libera anticorpos na corrente sanguínea que podem causar uma reação grave chamada “trali” (transfusion-related acute lung injury) no paciente que recebe a transfusão.
No caso da doação de plasma convalescente de Covid-19 por aférese, a pessoa deve ter acima de 60 kg, ter tido Covid-19 confirmada por exame laboratorial e estar livre de sintomas da doença entre 15 e 60 dias.

Tratamento com plasma

De acordo com a gerente de enfermagem, o tratamento com plasma em pacientes trata-se de um projeto do Instituto Butantan, que prevê a utilização do plasma convalescente de Covid-19 em pacientes com diagnóstico comprovado e que apresentem sintomas da doença há, no máximo, 72 horas. O público-alvo são os pacientes imunossuprimidos, os idosos e os pacientes com comorbidades.
O Instituto Butantan, por sua vez, acrescenta que o plasma de convalescente, retirado do sangue de voluntários, contém anticorpos neutralizantes contra o Sars-CoV-2. “Desta forma, é obtido por meio de doação de sangue voluntária de pessoas que já foram contaminadas pelo novo coronavírus e, que, portanto, já possuem anticorpos”, detalha. “O objetivo de um tratamento utilizando plasma convalescente é transferir ao paciente, de maneira passiva, um quantitativo de anticorpos suficiente para combater o vírus”, acrescenta.
O Ministério da Saúde tem apoiado estudos que utilizam o plasma sanguíneo convalescente de pacientes recuperados da doença. “Nessa terapia, espera-se que os anticorpos presentes no plasma forneçam imunidade às pessoas com a doença”, pontua a pasta federal.

SERVIÇO
O Hemocentro de Presidente Prudente funciona de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h. Na quarta-feira, o atendimento é feito das 8h às 18h30, e no sábado, das 7h às 11h. Mais informações podem ser obtidas através do 0800 9796049 ou 3223-3511.

Publicidade

Veja também