Hepatite: mais um problema de saúde pública

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 21/07/2022
Horário 05:12

Consideradas doenças silenciosas, as hepatites virais requerem atenção da população. Quando o paciente apresenta sintomas, a doença já está em estágio avançado. Desta forma, é de extrema importância colocar na agenda visitas regulares ao médico para a realização de exames de rotina. No dia 28 de julho é lembrado o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, que é uma inflamação do fígado. 
Vale observar que a doença pode ter várias causas: viral, autoimune e adquirida por uma intoxicação do organismo por causa do consumo de álcool, medicamentos e outras drogas. No caso das hepatites virais, sendo o tipo mais comum entre a população, a contaminação pode ocorrer por meio de diversos vírus: A, B, C, D e E. Atualmente, no Brasil, estima-se que seis milhões de pessoas sejam infectadas com o vírus das hepatites B e C, por exemplo, e pasmem, muitas delas não sabem que estão doentes.
Desta forma, é de extrema importância que as pessoas façam exames de rotina. Em Presidente Prudente, neste sábado, haverá testagem gratuita das hepatites virais B e C, das 8h às 12h, no calçadão (próximo ao Banco Santander). A ação é realizada pelo Programa Municipal DST/Aids de Prudente, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e o objetivo é facilitar o acesso do público aos testes rápidos, com o foco maior na população com mais de 40 anos. Os resultados ficam prontos em até 30 minutos, e, no local, serão fornecidas orientações a respeito da doença.
Com a onda da Covid-19, dengue e doenças respiratórias, muitas pessoas deixaram de lado os cuidados com outras doenças. Fato é que não podemos nos descuidar. Desta forma, aproveite a testagem gratuita realizada pela Prefeitura para se certificar se está livre da hepatite B e C, sendo esta a mais perigosa entre as virais, por ser a única que não possui vacina e por ter grandes chances de ser tornar uma doença crônica. Com a saúde não se brinca!

Publicidade

Veja também