Histórico das COPs

O balneário de Sharm El-Sheihk, no Egito, será o palco do principal encontro climático deste ano da Conferência das Partes, a COP27, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas). Esse evento, realizado desde 1995, reunirá os líderes de praticamente todos os países globais. 
Nos últimos anos, as COPs resultaram em alguns dos acordos mais importantes da história, como o Acordo de Paris, na COP21 e a criação do mercado global de carbono, na COP26. A chamada COP27 estava originalmente prevista para ocorrer de 8 a 20 de novembro de 2021, mas por conta da pandemia de Covid-19, a 26ª edição ocorreu em novembro do ano passado, deixando a 27ª edição para 7 a 18 de novembro de 2022. 
Apesar de ainda não ter sido divulgada uma agenda fechada, já é possível esperar a participação de autoridades, como do alto escalão da ONU, entre eles Antonio Guterres, secretário-geral e Sanda Ojiambo, diretora-executiva do Pacto Global. Presidentes e representantes nacionais dos ministérios de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade também são esperados. 
A COP26, realizada em novembro de 2021 na cidade de Glasgow, Escócia, terminou com um acordo histórico, que criou um mercado global de carbono. O documento, assinado por todos os países presentes, regulamentou as últimas cláusulas do Acordo de Paris e, dessa forma, permite aos países comercializar créditos de carbono entre si, um passo fundamental para fazer a transição para a economia de baixo carbono. 
Essa conferência também ficou marcada pela participação decisiva do setor empresarial, que marcou presença em número recorde, por isso, a COP26 ficou conhecida como a “COP das empresas”. O resultado foi muito comemorado pelos empresários e executivos, que se posicionou de maneira contundente, reunindo em um posicionamento 119 CEOs e 14 instituições do setor privado, em torno dos principais pontos da pauta, junto à expressiva participação da sociedade civil, produzindo resultados positivos, afirmou, na ocasião, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, que conversaram em painel mediado por Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

Fonte:
1)    https://exame.com/esg/o-que-sao-as-ndcs-e-como-elas-sao-definidas-para-a-cop27/;
 

Publicidade

Veja também