Hoje e amanhã tem Encontro de Multicolecionismo

O evento é o segundo do ano e irá reunir 20 colecionadores de diferentes localidades do Brasil, no Centro Cultural Matarazzo

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 07/09/2018
Horário 06:10
Cedidas - Aproximadamente 20 expositores trarão seus itens para o Matarazzo
Cedidas - Aproximadamente 20 expositores trarão seus itens para o Matarazzo

O Centro Cultural Matarazzo recebe hoje e amanhã mais um Encontro Nacional de Multicolecionismo. A realização da Associação Prudentina de Multicolecionismo traz aproximadamente 30 mil itens entre os mais comuns como moedas históricas e cartões postais até os mais peculiares como barbies, facas, espadas e canetas tinteiro. O evento é o segundo do ano e irá reunir 20 colecionadores de diferentes localidades do Brasil.

Segundo Luiz Eduardo Viaccava, 53 anos, presidente da associação, os encontros são uma forma de trocar conhecimentos. Por isso, adianta que quem passar pelo local para prestigiar, vai dar de cara com uma viagem histórica devido algumas coleções estarem ligadas a uma cronologia de anos. “Temos um colecionador, por exemplo, que tem todos os itens da Coca-Cola durante todos os anos, é interessante, muitas escolas nos visitam para dar aulas de história”, explica.

De acordo com Luiz, conhecer pessoas que colecionam os mesmos itens ou até mesmo ver elementos diferenciados. “Aprender e passar conhecimento, essa é a base dos encontros, trocar materiais, informações e técnicas de conservação, colecionadores prezam muito isso”, explica.

Entretanto, conforme o colecionador, muitas pessoas confundem o hobby com hábitos de acumulação. “Acumuladores só juntam objetos sem um propósito, sem zelo, nós não, colecionamos para cuidar, preservar e temos o controle deles”, explana.

Cedidas - Itens variam de dinheiro e cartões postais até facas e espadas

Começo de tudo

Luiz coleciona itens desde 1971. Já o interesse por itens históricos surgiu aos 05 anos quando encontrou uma moeda de 1989 em uma caixa de areia. “Aquilo instigou minha curiosidade de saber o que tinha acontecido naquele ano, e me descobri apaixonado por itens antigos”, expõe.

Após isso, começou a expandir seu acervo que hoje conta com bicicletas antigas, facas, relógios, espadas e canetas. “Tenho todo um método de conservação, é algo que estimo muito, por isso, acho importante continuar abrindo espaço para pessoas que são apaixonadas como eu”, frisa.

Tenho todo um método de conservação, é algo que estimo muito, por isso, acho importante continuar abrindo espaço para pessoas que são apaixonadas como eu”

Luiz Eduardo Viaccava

presidente da Associação Prudentina de Multicolecionismo e colecionador

Serviço

O encontro ocorre hoje e amanhã na sala 03 do Centro Cultural Matarazzo. O evento estará aberto ao público, nos dias 7 e 8, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 14h. O endereço para prestigiar é: Rua Quintino Bocaiuva, 749 – Vila Marcondes em Presidente Prudente (SP).

Publicidade

Veja também