Hoje´é dia histórico

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 27/08/2023
Horário 04:18

Muitos municípios comemoram o aniversário de emancipação político-administrativa e, se assim fosse com Prudente, hoje seria o dia do seu Centenário. Todavia, em Prudente é comemorada a fundação no dia 14 de setembro.

PRIMEIRO ABRIGO
O Coronel Francisco de Paula Goulart chegou em Prudente em 13 de fevereiro de 1917, quando a estrada de ferro terminava em Indiana. No dia seguinte ergueu o primeiro abrigo, o que definiu a fundação como 14 de setembro.  

DADOS PRECIOSOS
O Plantão reproduz dados obtidos junto ao Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente Prefeito Antônio Sandoval Netto, em pesquisa do jornalista Maycon Morano, diretor de Comunicação da Câmara Municipal. 

OLHO NO RETROVISOR
Ação na qual, Maycon destaca a diretora do museu, Valentina Romero, como notável conhecedora da história. Prudente emancipou-se de Campos Novos do Paranapanema e Conceição de Monte Alegre, atual Paraguaçu Paulista.

UMA ELEIÇÃO
A emancipação foi autorizada em 1921, por lei do então presidente do Estado, Washington Luiz. Em dezembro de 1922 ocorreu a eleição para a instalação da Câmara e cabia aos vereadores indicar o prefeito. 

OUTRA ELEIÇÃO
Porém, surgiu um conflito de poder entre o desbravador/fundador Coronel Goulart e o colonizador José Soares Marcondes que também promoveu a eleição de uma Câmara, com a decisão do juiz de paz favorável a Goulart. 

INSTALAÇÃO OFICIAL
Então, a Câmara foi instalada em 27 de agosto de 1923, tendo Goulart como presidente e Pedro Mello Machado foi indicado prefeito, ocorrendo naquele dia oficialmente a emancipação e a instalação do município de Presidente Prudente.  

DOCUMENTO DE PROVA
Jornal como documento que corrobora essa informação, em 1927 A Voz do Povo noticiava o aniversário de 10 anos da emancipação. Município criado pela Lei Estadual nº 1.798, de 28 de novembro de 1921, e instalado em 27 de agosto de 1923.

MAIS IMPORTANTE
Ser presidente da Câmara era o cargo mais importante, pois conduzia a indicação do prefeito junto ao presidente do Estado. Depois, o Coronel Goulart foi prefeito, na segunda e na quarta administração municipal. 

PARA ORGANIZAR
Ato publicado oficialmente no dia 30 de dezembro de 2022 foi criada a comissão organizadora e definida a programação do Centenário; pelo então presidente Demerson da Saúde (PSB) e os secretários Mauro Neves (Pode) e Dr. Enio Perrone (União). 

NA COMISSÃO
O atual presidente Tiago Oliveira (PTB) faz parte da comissão que organiza as comemorações que tiveram início em sessão solene no dia 6 de março deste ano, conduzida por vereadores do Ciquentenário. 

ESPAÇO DE HONRA
A presidência coube ao ex-vereador Feiz Abbud, com a mesa diretora completada por Dorivaldo Badan, Jobel Amaral e Milton Perina. Badan morreu em maio aos 87 anos; e Perina em agosto, aos 80 anos de idade.

Publicidade

Veja também