Homens não podem subestimar a própria saúde

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 23/11/2021
Horário 04:05

Enquanto o mês de outubro visa alertar sobre a importância da prevenção à saúde da mulher, novembro volta o olhar para o público masculino. E, embora a campanha “Novembro Azul” dê maior atenção à conscientização sobre o câncer de próstata, este é um mês para discutir a saúde do homem de forma geral, considerando que boa parte deste público apresenta maior resistência para procurar um médico ou fazer simples exames de rotina.
O homem foi, por muito tempo, associado à imagem de alguém heroico, que precisa ser forte e viril, sem jamais se curvar a qualquer fraqueza, mas esse tipo de visão mais prejudica do que fortalece este gênero, tendo em vista que ninguém é invencível. Todos nós estamos suscetíveis a adoecer e, por esta razão, a prevenção é tão necessária.
O câncer de próstata é apenas um dos diversos males que podem acometer a saúde do homem e, para evitá-los, é preciso que este público crie o hábito de periodicamente fazer a visita a um médico ou, então, não subestimar uma dor prolongada ou algo estranho que passou a sentir e já leva dias, julgando ser algo temporário ou que “não vai derrubá-lo”. Os exames preventivos possibilitam o diagnóstico precoce, garantem um tratamento mais eficaz e, claro, promovem qualidade de vida.
Por isso, quando se trata de saúde, colocar uma cor num mês significa muito – significa salvar vidas! É claro que a conscientização sobre essas pautas não deve se restringir a um período de 30 dias: deve ser permanente. Mas, ao evidenciá-lo com mais força por um determinado espaço de tempo, é possível assegurar a atenção maior que o assunto merece.
Homens, certifiquem-se da última vez que realizaram o famigerado “check-up” e, caso já tenha ocorrido há muito tempo, esta é a hora de passar por um posto de saúde. Por mais que a rotina seja cheia e agitada, é preciso que cada um encontre um tempo para cuidar de si mesmo, pois a saúde é o nosso bem maior. Cuidar de si é, aliás, uma prova de coragem e valentia, afinal de contas, é preciso estar bem primeiro para conseguir se doar aos outros.

Publicidade

Veja também