Hora

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da massa e do Massa (FIA, tome vergonha na cara e outorgue o título de campeão de 2008 ao Felipe Massa)

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 12/09/2023
Horário 05:30

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Presumo que muita gente conhece este verso do compositor Geraldo Vandré, inserido na antológica canção "Pra não dizer que não falei de flores", hoje sucesso em Israel como música de protesto. O que Vandré quer dizer - ou sugere - com a expressão quem sabe faz a hora?
Ora, dona Lalá, o compositor incita o povo a lutar por seus direitos, como casa, comida, trabalho, saúde e educação. Quem sabe - ou quem pensa - protesta e exige melhoras em sua vida. Enfim, faz a hora e até os minutos e segundos, mas aí já estou a exagerar (nossa, me esforcei ao máximo para evitar o gerúndio, uma "praga" no português falado e escrito no Brasil).
E quando alguém diz que "a sua hora vai chegar?" É o equivalente ao célebre "a sua batata está assando". É o mesmo que dizer, olha, cara, te cuida: tu vai dançar, se não tomar cuidado. Tu vai entrar numa fria. Estão de olho em você. Por aí e, qualquer coisa, chame o Clemenza ou fale direto com o chefão Vito Corleone.
E o funcionário que chega atrasado ao trabalho? Pode levar uma bronca do patrão: "Isso é hora de chegar?", diz o chefe. Ou capataz, que é capaz de tudo. Mais uma vez o conselho: te cuida. E em cima da hora?  Não deixa de ser uma alusão a um momento decisivo a expressão em cima da hora. É o caso de um salvamento feito pelos bombeiros "em cima da hora".
E quem não se lembra da famosa frase a hora de a onça beber água? Mais um momento decisivo. Também é um momento perigoso. Tudo pode acontecer quando se trata da metáfora a hora de a onça beber água. Às vezes, é a própria onça que entra bem na hora em que o felino bebe água. Um caçador pode estar à espreita.
Também há a célebre hora H. Talvez seja a mais famosa. Pois é: a hora H igualmente diz respeito a situações perigosas, decisivas e o escambau. Aliás, a hora H está presente até no amor. Coisas do amor, seu Alaor. Imaginem o sujeito negar fogo na hora do "bem bom?" Significa que ele brochou na hora H.

P.S.: Quem ainda não viu não pode deixar de assistir ao filme "Depois de Horas", do diretor Martin Scorsese. Bela história. É completamente diferente dos outros filmes dele. Vale conferir.

DROPS
 
Aviso: injeção de ânimo ainda não está à venda nas farmácias.

Está cada vez mais difícil ganhar o pão nosso de cada dia e de cada noite.

Quem avisa inimigo não é.

Esperto é o dono da sauna, que ganha dinheiro com o suor dos outros.
(rei Charles III)

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas na Cohab. Av. Ama Jacinta, 1.663.
 

Veja também