Horário de verão acaba à zero hora de domingo

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 12/02/2014
Horário 09:17
 

Termina na madrugada de domingo a 28ª edição do horário brasileiro de verão. À meia-noite de sábado, ou zero hora de domingo, dia 16, os relógios deverão ser atrasados em uma hora. O horário de verão começou no dia 20 de outubro de 2013, com duração de 119 dias no total.

De acordo com a Caiuá Distribuição de Energia S/A, empresa responsável pelo fornecimento da energia elétrica a 24 municípios da região de Presidente Prudente, houve uma redução na demanda de 4,8% e uma redução no consumo de 0,4%, o que representa uma economia de 1.539.426 KWh, o equivalente  ao consumo de 9.168 residências durante um mês, ou  proporcional ao consumo de uma cidade de 27.504 habitantes, durante o mesmo período.

De acordo com o gerente regional da Caiuá, José Carlos do Nascimento, a redução do consumo e da demanda está dentro do esperado. "Com o horário de verão reduz-se o esforço do sistema, ou seja, as pessoas mudam os hábitos, há um alívio no uso das redes de transmissão de energia nos horários de pico". "Por exemplo, no início da noite, o consumo de energia residencial é diluído e normalmente não coincide  com o horário em que as luzes da iluminação pública são acesas, isso torna o sistema de distribuição mais seguro, pois fica mais descarregado no pico e menos sujeito às interrupções de emergência", afirmou Nascimento.

 

Para todos os gostos

"Eu, particularmente, não gosto do horário de verão", afirma o porteiro da Catedral de São Sebastião, Carlos Eduardo Correa Veiga. Ele é o responsável por acertar o relógio na torre da igreja há seis anos. "A maior dificuldade é fazer o meu filho de seis anos acostumar a acordar tão cedo", conta Veiga. Ele muda o horário do relógio da catedral sempre um dia antes do fim do horário de verão.

Para a gerente da relojoaria Hora Certa, que fica no calçadão de Prudente, Talita Baes Cardoso, 29 anos, o horário permite aproveitar melhor o dia. "Para mim dá a sensação de que o dia fica mais longo e muito mais produtivo", diz a gerente. "Nós tentamos acertar os principais relógios da loja, mas não dá para acertar todos, pois são mais de 500", completa.
Publicidade

Veja também