Hospital Regional de Prudente convoca doadores

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 06/02/2016
Horário 08:02
 

As doações de sangue e plaquetas feitas ao Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente, não estão suprindo as necessidades da unidade, que registrou um aumento na demanda por conta da elevação no número de casos de dengue.

"Para manter o estoque em um nível considerado ideal e atender as demandas do hospital, seriam necessárias aproximadamente 900 doações de sangue por mês, no entanto, recebemos em média de 600 a 700 bolsas", afirma o coordenador clínico do Banco de Sangue, José Antônio Nascimento Bressa. "A situação mais grave é a das plaquetas, um dos componentes do sangue, já que um único paciente precisa tomar várias bolsas para o seu nível de plaquetas voltar a um patamar aceitável ", ressalta o médico.

Jornal O Imparcial Estoque de plaquetas e de sangue precisa ser renovado constantemente para atender pacientes

"Com o aumento no número de casos de dengue, o estoque ficou ainda menor, já que em algumas situações, pacientes com dengue precisam tomar plaquetas e cabe ressaltar que a validade de uma bolsa de plaqueta é de apenas cinco dias, o que justifica a importância de uma doação regular de sangue", completa o coordenador clínico.

Segundo José Antônio, os tipos sanguíneos negativos (O- e A-) são os mais raros e, consequentemente, têm o estoque reduzido. "No entanto, toda doação é bem-vinda e vai beneficiar pacientes vindos de toda a região, sobretudo os acidentados, pacientes pós-cirúrgicos, com câncer, insuficiência renal e grávidas que tenham hemorragia durante o parto", explica.

 

Cirurgias adiadas


A falta de sangue e plaquetas no estoque gerou até mesmo o adiamento de procedimentos cirúrgicos, que também precisam de transfusão de sangue. "Por hora, não temos como informar o número exato , pois ainda estão sendo catalogados, mas ressaltamos que são casos de cirurgias eletivas e que foram transferidas para os dias seguintes, sem prejuízo ao quadro clínico dos pacientes", pontua José Antônio.

Por conta das dificuldades, a unidade precisa da contribuição constante da população e não apenas em campanhas específicas. "Para doar, basta ter acima de 50 quilos, e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam do acompanhamento dos pais e maiores devem levar documento de identidade com foto", observa o coordenador.

Mais informações podem ser consultadas pelo telefone do Banco de Sangue (3229-1570) e o endereço é Rua José Bongiovani, 1.297, Cidade Universitária. O local funciona todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 7h às 17h e, hoje, excepcionalmente, o atendimento ao público ocorre das 7h às 13h, em virtude do feriado de carnaval.
Publicidade

Veja também