Hospital Regional está apto a captar córneas

PRUDENTE - Da Redação

Data 09/06/2017
Horário 12:54

A CIHT (Comissão Intra-Hospitalar de Captação e Transplantes) do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente recebeu o certificado de aprovação para a captação de córneas da OPO (Organização de Procura de Órgãos) de São José do Rio Preto (SP). Dezoito captações já foram realizadas na unidade.

“O procedimento é simples, realizado de forma estéril e dura no máximo uma hora. É retirado o globo ocular, acondicionado de forma correta e encaminhado para o banco de olhos, onde é realizada uma avaliação e retirada a córnea”, explica Janaine Fernanda dos Santos, enfermeira responsável pela captação de córneas no HR.

De acordo com o médico coordenador da CIHT, Renato Ferrari, os tecidos oculares são retirados a partir de técnicas cirúrgicas que não deixam sinais e são devidamente reconstituídos com próteses semelhantes ao aspecto habitual do globo ocular. A doação não modifica a aparência do doador. A doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. “Para ser um doador, é necessário que a pessoa demonstre sua vontade para os familiares em vida, esse simples gesto pode mudar muitas vidas”, pontua.

Com AI do Hospital Regional

Publicidade

Veja também