Içamento será dia 25

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 06/10/2020
Horário 05:12
J.C -  Lixeiras na praça central
J.C -  Lixeiras na praça central

Embora fosse necessária a mudança de data para o içamento da cúpula e do coruchéu nas obras do Santuário de Santo Expedito, por atraso na chegada de materiais essenciais e de importância para a obra, nova data foi estabelecida e, desta feita, segundo o padre Umberto Láercio Bastos de Souza, reitor do Santuário de Santo Expedito, não há possibilidade de qualquer alteração. Ficou designado o dia 25, quando uma operação bastante complicada fará uso de um possante guindaste, que estará em Santo Expedito para os serviços. Tanto a cúpula quanto o coruchéu foram montados em solo e, pelo peso, exigirá muito cuidado e atenção dos responsáveis pelas obras.

O que vai ter

Padre Umberto afirma que naquela data a programação consta a celebração de duas missas. Uma às 10h e outra às 19h30, e toda a operação de içamento dos materiais será após a missa das 10h.

Duração

Após as fixações dos cabos da cúpula e coruchéu ao guindaste, será procedido então ao içamento, que terá duração de 40 minutos mais ou menos, pois o trabalho exigirá muita atenção. Após colocados sobre as estruturas, a empresa terá ainda mais três dias para ajustes e arremates finais desse procedimento.

Metro quadrado

A Campanha do Metro Quadrado está a todo vapor na cidade. Em informações oficiais consta que mais de 16 mil devotos de Santo Expedito estão inscritos e ofertando religiosamente suas contribuições, e conta também com um grande número de doadores espontâneos.

Coletores

A administração municipal, bem como o pessoal responsável pelo turismo de Santo Expedito, preocupados com o melhor aspecto da cidade, quando em visitas de turistas, em especial nas concentrações na praça central, vão disponibilizar a todos lixeiras resistentes para coletas de lixos. Várias estão sendo construídas na praça central, assegurando assim que os lixos sejam depositados em lugares apropriados. Quando retornar o grande movimento de fiéis, será feito um outro levantamento mais preciso, para observar os pontos de maiores necessidades para se colocar tantos coletores quantos forem necessários. Não se descarta as colocações nas marginais de acesso da cidade ao Santuário. Constantemente, o pessoal da limpeza urbana passará recolhendo todos os lixos depositados nos coletores. 

Fato histórico

Um leitor, em contato com essa coluna, disse ter sido interessante uma visão histórica do início da capela que deu origem ao Santuário de Santo Expedito, da nossa edição anterior. Completando seguem mais informações, para uma sequência histórica: “Em 1952, a Capelinha era muito frequentada por estudantes, principalmente durante as provas de final de ano, chegando a formar fila para orações e pedidos, ainda com as malinhas nas costas... Nessa época, o local já havia passado por uma reforma, contando com estrutura feita por tábuas rústicas, cobertura de telhas em estilo francês, sino de bronze, piso de tijolos e bancos de madeiras toscas.

Outra construção

Três anos mais tarde, deu-se início à construção da Capela, com toda estrutura e alicerce em cima e em torno da Capelinha, sem intervenção dos poderes públicos, contando apenas com a colaboração dos moradores. Mesmo não estando totalmente pronta sua nave, a Capela acolhia a todos que lá chegavam e as missas eram celebradas em seu interior, sem nenhum impedimento. No ano de 1957, uma grande quermesse, “quase inaugural”, foi realizada ao lado da Capela de Santo Expedito, com a participação das famílias residentes no local.

Apoio

Padre Umberto declarou que já esteve pessoalmente com todos os candidatos a prefeito do município e ouviu deles que a administração continuará dando total apoio às obras e ao próprio turismo religioso, já que se trata de uma base da economia do município. Assim, Nêne Betio, Tico Paraíba e Vitor demonstraram realmente o interesse pelo crescimento da economia de Santo Expedito. Padre Umberto elogiou as atitudes dos três candidatos.

Publicidade

Veja também