Idoso morre na UPA do Ana Jacinta enquanto aguardava vaga em hospital

Homem deu entrada na unidade no sábado e faleceu neste domingo; Ciop diz que quadro de pacientes que necessitam de transferência é crítico

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/06/2023
Horário 17:42
Foto: Arquivo
Óbito de idoso que aguardava vaga em hospital ocorreu na UPA do Ana Jacinta
Óbito de idoso que aguardava vaga em hospital ocorreu na UPA do Ana Jacinta

Em Presidente Prudente, um idoso morreu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, neste domingo, enquanto aguardava transferência para um hospital.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o paciente deu entrada na unidade neste sábado com um quadro infeccioso grave, recebeu atendimento pela equipe de plantão, passou a ser medicado e foi incluído no sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), mas, devido à severidade do quadro, evoluiu a óbito neste domingo.

Em nota, o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), que administra a UPA, informou que as unidades de pronto atendimento são mecanismos criados para atenderem os pacientes por até 24 horas, ficando a cargo do sistema Cross direcionar os pacientes para os hospitais depois desse período.

"Hoje, o Ciop enfrenta dificuldades na obtenção de vagas de internação. O represamento de pacientes dificulta os atendimentos e gera inúmeros transtornos. O quadro de pacientes que necessitam de vagas é crítico", expõe.

Secretaria diz monitorar

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo se solidarizou com o falecimento do paciente mencionado, no entanto, comunicou que não pode apurar e confirmar a informação devido ao fato de não dispor da reportagem os dados da vítima, como nome completo e data de nascimento. O Imparcial não teve acesso a essas informações pessoais.

A secretaria acrescentou que "monitora o cenário de disponibilização de ofertas e serviços de saúde na região de Prudente e trabalha para ampliar os atendimentos e reduzir a demanda de espera, sempre respeitando os critérios de urgência e emergência". "O SUS [Sistema Único de Saúde] é tripartite, portanto, os esforços para ampliação da oferta devem ser realizados por município, Estado e União", completou.

A pasta também esclareceu que a definição de prioridade dos casos inseridos na Cross é feita pelos municípios de origem dos pacientes, que também são responsáveis pela regulação. "A Cross é um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência. Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo, seja ele municipal, estadual ou filantrópico, e apto a cuidar do caso", explicou.

"A central possui um sistema online que funciona 24 horas por dia e busca vaga disponível em serviços de saúde do SUS, preferencialmente na região de origem do paciente, com disponibilidade e capacidade para atender cada caso, priorizando os mais graves e urgentes", pontuou.

Publicidade

Veja também