Qual é a razão de ser de uma instituição de ensino? Não precisamos pensar muito para concluir que é a formação dos estudantes. Sem um ambiente de aprendizagem que promova o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos seus estudantes, não há motivo para a existência de uma instituição de ensino.
No contexto organizacional de uma IES (Instituição de Ensino Superior), o professor está na linha de frente do processo, lidando diariamente com a essência de uma IES. Por isso, a formação continuada dos professores é de grande importância, pois é por meio dela que o docente se qualifica, apropria-se de temas relevantes e os aplica em sala de aula.
Pensando nisso, o Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico da Unoeste, com o apoio da Pró-Reitoria Acadêmica, mantém o SAPP (Serviço de Apoio Pedagógico ao Professor), responsável por conduzir as formações docentes da instituição. O SAPP promove discussões sobre temas emergentes na educação, aborda assuntos contemporâneos e proporciona um espaço para que os professores se manifestem de maneira crítica e reflexiva.
No imaginário de muitas pessoas, para ser um bom professor bastam duas coisas: dominar o conteúdo técnico e ter uma boa oratória. Embora sejam fatores essenciais, o trabalho docente vai muito além.
Poucos imaginam a quantidade de conhecimentos, além do técnico, que são necessários para atuar em sala de aula. Em um mundo onde os avanços ocorrem a ritmo acelerado, é importante que o professor conheça minimamente algumas ferramentas tecnológicas. Não se espera que ele seja um especialista digital, mas que consiga mobilizar recursos para melhorar a aprendizagem.
Além disso, um bom professor também precisa ser um mediador de conflitos. Afinal, lida com alunos que convivem diariamente entre si por anos, cada um com diferentes características culturais, classes sociais, costumes e origens familiares. É natural que surjam conflitos e, quando ocorrem na presença do professor, cabe a ele intervir e mediá-los.
Isso sem falar nas diversas metodologias de ensino e aprendizagem. Há momentos em que as metodologias ativas serão mais apropriadas, enquanto, em outros, uma exposição dialogada pode ser a melhor opção. O essencial é sempre proporcionar autonomia e protagonismo aos estudantes.
Esses são apenas alguns dos aspectos que envolvem a docência. Você imaginava que ser professor exigiria conhecimento sobre tantas áreas? Você, professor, já se viu mobilizando algum desses saberes para lidar com situações em sala de aula?
Por isso, o SAPP da Unoeste adota a formação continuada. Nos últimos anos, tem promovido formações sobre temas como metodologias ativas de aprendizagem, saúde e bem-estar docente, inclusão no ensino superior, inteligência artificial, entre outros. Elas ocorrem em diversos formatos, como webinários, palestras, rodas de conversa, atividades físicas entre docentes e podcasts.
Não há ensino e aprendizagem de qualidade sem boas condições de trabalho para o professor, infraestrutura adequada e oportunidades para que ele se atualize e reflita sobre sua prática pedagógica.