Incêndio avança sobre  Parque Estadual Rio do Peixe

Foco iniciou na noite de sexta-feira e até o início da manhã de ontem o fogo ainda se alastrava pela área florestal entre Presidente Venceslau e Ouro Verde

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 10/10/2020
Horário 13:21
Cedida - Incêndio no Parque Estadual Rio do Peixe ocorre entre Venceslau e Ouro Verde
Cedida - Incêndio no Parque Estadual Rio do Peixe ocorre entre Venceslau e Ouro Verde

Desde a noite de ontem, equipes do Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e usinas privadas atuam no combate a um incêndio no Parque Estadual do Rio do Peixe, entre Presidente Venceslau e Ouro Verde, divisa das regiões Alta Sorocabana e Alta Paulista. Até o início desta manhã, o fogo ainda avançava sobre a área florestal. 
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, João Henrique Papoti, 10 viaturas de apoio de usinas, duas aeronaves e equipes do Corpo de Bombeiro atuam no combate ao fogo, que teve início nesta sexta-feira. “A princípio, segundo relatos de trabalhadores, o fogo pode ter sido causado por um curto-circuito na rede elétrica que se instala sobre a vegetação”, explica. A partir das evidências apresentadas, a reportagem solicitou um posicionamento para a responsável pela área, Elektro Eletricidade e Serviços, que informou, por meio de nota, que não há registro de incêndio na rede elétrica na data da ocorrência (ontem). 

Avanço do fogo

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, na manhã de hoje uma aeronave foi contratada pela Fundação para Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, mais conhecida como Fundação Florestal, para auxiliar no combate ao incêndio. “Diante da umidade que se instala sobre a região, os focos diminuíram, mas continuam consumindo a mata nativa”. Diante da dificuldade de acesso ao local, equipes do Corpo de Bombeiro atuam às margens do km 66 da Rodovia Júlio Budiski (SP-501).
Presidente Epitácio e Mirante do Paranapanema também registraram focos em menores proporções. 

Parque Estadual Rio do Peixe

Criado pela Companhia Energética de São Paulo em 2002, como forma de compensação pela construção da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, protege ecossistemas de várzeas do Rio do Peixe, um afluente do Rio Paraná. Sua área se estende pelos municípios de Ouro Verde, Dracena, Presidente Venceslau e Piquerobi. A região constitui o "pantaninho paulista" e é um dos últimos locais onde ainda existe o cervo-do-pantanal no Estado. 

Fotos: Cedidas

incêndios no arque estadual rio do peixe região de presidente prudente
Viaturas de apoio e aeronaves auxiliam no combate ao incêndio

incêndio no parque estadual rio do peixe região de presidente prudente
Na manhã de ontem, fogo continuava consumindo a mata nativa

Publicidade

Veja também