Incêndio consome 300 ha da reserva florestal do Córrego do Veado

Segundo o ambientalista Djalma Weffort, da Apoena, local se trata de um espaço de conservação da mata atlântica

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 19/07/2018
Horário 18:25

Um incêndio devastou cerca de 300 hectares da reserva florestal do Córrego do Veado, em Presidente Epitácio, entre a noite de quarta-feira (18) e a manhã desta quinta-feira (19). Conforme o presidente da Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), o ambientalista Djalma Weffort, o local se trata de um espaço de conservação da mata atlântica. A proporção do incêndio é confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que informa ter recebidos novos chamados na manhã desta quinta, sendo que o fogo já havia sido controlado na noite de quarta.

Segundo a corporação, o primeiro chamado chegou aos oficiais por volta das 23h, quando uma viatura foi ao encontro da equipe de brigadistas para combater as chamas, no espaço que fica na Rodovia Vicinal Hélio Gomes. Mesmo tendo sido “controlado” durante a madrugada, novos chamados chegaram à corporação no início da manhã, próximo das 6h30, sendo que foi por volta das 10h que as equipes deixaram o local.

“O controle, nestes casos, é quase impossível por acusa da variação do vento e que faz com que as chamas se alastrem rapidamente para as diversas direções”, esclarece o Corpo de Bombeiros. Ainda conforme os oficiais, o acesso também foi um fator de dificuldades, já que o acesso não permite a entrada de caminhões, sendo o trabalho realizado de forma braçal por parte dos bombeiros.

Questionado sobre o caso, Djalma afirma que os 300 hectares da reserva florestal representam 30% da área total do espaço, que também abrigava a sede de campo da Apoena, mas ressalta que, além da mata, pastagens também foram queimadas, o que traz diversos prejuízos.

Publicidade

Veja também