Inclusão e acessibilidade: poucos têm e muitos precisam!

EDITORIAL -

Data 04/01/2023
Horário 04:15

Em meio a tanta exclusão e preconceito, ainda encontramos nos dias atuais, iniciativas que merecem ser reconhecidas. Uma delas – a instalação de um playground adaptado para o uso de pessoas com deficiência, principalmente do público infantil, em Santo Anastácio – é destaque de hoje, neste espaço. 
Conforme matéria publicada ontem em O Imparcial, o playground, que vem ganhando forma na cidade e está em fase de conclusão, fica na esquina da Rua Joaquim Nabuco com a Avenida Renato Cesar Mendes. É fruto de um convênio firmado pela administração de Santo Anastácio por meio do Programa Cidade Acessível, que tem como objetivo promover a inclusão e a acessibilidade, voltada à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
No local, segundo a Prefeitura, estão sendo instalados um carrossel adaptado, um balanço adaptado para cadeirante e um balanço “vai e vem” também adaptado em nível. 
Um espaço que poderá receber crianças de todas as idades. Sendo que aquelas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida vão se sentir mais inseridas no meio em que estão, e também mais seguras para aproveitar as brincadeiras. Ou seja, se divertir da mesma maneira que as demais.
Toda criança tem direito ao lazer e diversão! E se é possível proporcionar isso a elas, por que não investir? Por que não divulgar o que é feito neste sentido? Por que não seguir o exemplo e correr atrás de iniciativas como esta para a cidade em que você vive?
Brinquedos como estes ajudam a trabalhar a coordenação motora, contribuindo, de certa forma, para o desenvolvimento psicológico do pequeno e auxiliando no tratamento, além, claro, de tirá-los das ruas e também da frente dos aparelhos eletrônicos.
Mais do que proporcionar sorrisos, o parquinho vai interagir, incluir, estimular o respeito com as diferenças... Afinal, acessibilidade poucos têm, mas muitos precisam!


 

Publicidade

Veja também