Incubadora e ensino superior 

OPINIÃO - Wilson Kunze

Data 30/09/2021
Horário 05:00

Estamos num período da história, onde o papel do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia está afetando a vida de toda sociedade, o que foi acelerado com a pandemia da Covid-19. 
A Intepp é uma incubadora de base tecnológica, fundada em 2004, e que fornece suporte empresarial, infraestrutura física moderna e de qualidade, e um ambiente favorável à geração e desenvolvimento de projetos inovadores, para que se transformem em uma empresa. Historicamente os projetos aqui desenvolvidos sempre foram baseados em tecnologia computacional, com criação de softwares e aplicativos. 
No entanto, desde que assumi a gestão da Intepp, tenho atuado para identificar novas oportunidades em nossa região. Constatei que podemos mudar o modelo de atuação da incubadora, ampliando a aceitação de projetos inovadores para outras áreas, como agrárias, engenharias, negócios, saúde e demais. Para tanto, é determinante atuar em conjunto com as instituições de ensino superior, visando oportunizar aos pesquisadores professores e estudantes que seus projetos e pesquisas científicas, oriundos da graduação e pós-graduação possam ser desenvolvidos com o apoio da incubadora, para que se transformem em um produto, processo ou serviço para a sociedade. 
Visualizo ser relevante a implantação de um modelo estruturado nas instituições de ensino, para a identificação e captação de projetos para serem desenvolvidos, visando a criação de novas empresas ou soluções para o mercado. A implantação de um modelo de fomento e apoio ao desenvolvimento desses projetos é ponto crucial nesse processo, pois de nada adianta criar um modelo de captação, se não houver apoio financeiro para sustentar as fases de ideação, desenvolvimento e colocação no mercado.  
Tenho dito de modo iterativo que é importante incentivar a criação de modelos de fomento ao empreendedorismo local e regional, pois temos tudo para, com o uso de pesquisas científicas e projetos inovadores, gerar novas realidades. Precisamos despertar e oportunizar que pesquisadores, em conjunto com os que acreditam em mudanças, possam fazer a diferença. 
Há fatos e contextos que às vezes parecem óbvios, mas muitas vezes não nos damos conta de que existem outros caminhos e, por isso, é importante aperfeiçoar a capacidade de quando olhamos para uma situação ou um problema, consigamos ter um olhar amplo, enxergando as soluções possíveis. Sempre digo que quando temos problemas, também temos oportunidades para propor soluções inovadoras.
A tecnologia tem mostrado que mais importante do que ter as respostas, é saber como buscá-las e, neste sentido, é preciso atuar para instigar a reflexão, o pensamento, a argumentação, a tomada de decisão, que são fatores essenciais para se viver em sociedade. 
É preciso olhar para as matrizes curriculares e efetivamente entender o que faz sentido e que pode ser aplicado na prática junto ao mercado. Se objetivamos formar cidadãos e profissionais para a vida, é preciso vivência prática. Os cursos e as instituições precisam conversar entre si e ter um novo olhar para a inovação e a tecnologia sob todos os aspectos. É preciso estabelecer um processo de crescimento contínuo e colaborativo. 
Mais importante do que trazer projetos para a Intepp, é difundir a cultura empreendedora, envolvendo as instituições de ensino e os demais integrantes do ecossistema, pois isso irá gerar desenvolvimento, renda e criar atratividade para todos. 
O desafio está lançado!  
 

Publicidade

Veja também