Indiana - Covid-19

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 26/01/2022
Horário 03:34

Muitas pessoas acometidas em Indiana, inclusive crianças, o que aumenta a preocupação da população e das autoridades sanitárias. Dezenas de pessoas testaram positivo nos últimos dias, mas mesmo assim o descuido continua, pela falta de uso da máscara, aglomeração e o não uso de álcool em gel. O local designado para os testes tem permanecido sempre cheio, com muitos procurando realizar o exame. Mas, infelizmente, muitas pessoas ainda não se deram conta do perigo da contaminação e, além de se contaminarem, ainda colocam em risco outros, principalmente seus familiares. Tivemos vários momentos de aglomerações em Indiana, a começar pelo show da virada, com centenas de pessoas expostas e sem máscara e, na sequência, shows em dias de feira livre, o que propiciou a contaminação da Covid-19. Um anunciado rodeio deve ser cancelado, a bem da saúde da população.

ALTAS TEMPERATURAS
As altas temperaturas dos últimos dias têm sufocado a população indianense, principalmente no último final de semana. O domingo foi tomado por uma onda de calor, que levou muitas famílias para os rios, represas e balneários de nossa região, além das piscinas em casa, uma boa saída para fugir das altas temperaturas. O calor intenso tem levado muitos às lojas para compra de ventiladores e ar-condicionado, além dos muitos banhos frios de chuveiro durante o dia, o que ameniza por alguns minutos. Idosos, principalmente, são os que mais padecem com a elevação das temperaturas.

LEGISLATIVO VOLTA
A Câmara Municipal de Indiana volta no dia 8 de fevereiro com sua primeira sessão ordinária do ano. As atividades de atendimento ao público continuam em meio período e mantendo todos os cuidados contra a Covid-19. Ainda não fomos informados sobre a pauta da primeira sessão de 2022.

PAULISTÃO: ALEGRIA DO POVO
Campeonato paulista, também conhecido por paulistão, alegria dos amantes do futebol, teve sua estreia no último domingo, em Novo Horizonte, no confronto entre o time da casa e a Sociedade Esportiva Palmeiras. É, sem dúvida, a mais importante competição do país, que já revelou inúmeros craques, inclusive, o Rei do Futebol, Pelé, e tantos outros famosos que ganharam o mundo, atuando por grandes equipes da Europa. 

NA COPINHA DEU VERDE
Duas equipes maravilhosas chegaram à final da copinha, Santos e Palmeiras, mas deu o verde, muito mais organizado e ligado desde os primeiras minutos, liquidando a fatura com 15 minutos na partida. O alvinegro praiano ainda ficou com um jogador a menos durante a maior parte do jogo, o que facilitou mais ainda para o alviverde. Para o Palmeiras, era questão de honra, afinal, até então, nunca havia vencido a competição, e precisava quebrar o tabu. O Santos mostrou que a tradição de revelar jovens valores continua, pois pelo menos três ou quatro meninos surgiram com destaque e, com certeza, vão integrar a equipe principal, a exemplo do Palmeiras, que também mostrou vários novatos de muita categoria. Final abrilhantou de forma fantástica o aniversário de São Paulo.

ARRECADAÇÃO DO MUNICÍPIO
Mesmo com queda, o município de Indiana arrecadou em 2021, só de impostos municipais, a importância de R$ 1.332.081,14, segundo informações da Secretaria do Tesouro Nacional. Em 2020, a arrecadação foi de R$ 1.469.299,46, um pouco maior. Esses valores são de impostos, taxas e contribuições, incluindo multas, juros e correção monetária.

QUEM É O RESPONSÁVEL
Há muito que a população de Indiana reclama de cães abandonados pelas ruas, animais que, às vezes, têm dono, mas estão soltos ameaçando a integridade das pessoas que a pé ou de moto e bicicleta circulam desprevenidas e são atacadas sofrendo ferimentos graves nas pernas. Em várias ocasiões, funcionários da Prefeitura foram vítimas de ataques desses cães, que deveriam estar no interior dos quintais, mas por descuido dos donos estavam soltos. Recentemente, mais um servidor foi atacado quando trabalhava na coleta do lixo, sendo que o dono do cão nada fez para impedir. No ano passado, outro funcionário do mesmo setor recebeu mordidas violentas de um pitbull enquanto trabalhava e, infelizmente, ficou com sequelas em uma das pernas, na altura do tornozelo. A municipalidade deve tomar uma providência, conscientizando os donos desses animais, para que novos acidentes não ocorram, lembrando que o responsável deve responder criminalmente.

ASSUNTO DO DIA
Com o aumento dos casos de Covid-19, o burburinho é um só, com rodinhas de pessoas falando sobre a doença que, de repente, chegou e espalhou-se pela cidade. São muitos casos e cada pessoa comenta de acordo com o que ela sabe, ou comenta mesmo sem saber, sempre tem um que sabe mais e então dá conselhos que só o médico ou os agentes de saúde, treinados, deveriam dar. Até remédios caseiros estão surgindo com fórmulas mágicas para curar a Covid, mas ninguém tem certeza de nada. Já vieram me dizer que limão e mel é ótimo e que cura Covid-19, outros acrescentam a cachaça para maior eficácia. Porém, o que tem que fazer, ou seja, prevenir, muitos não fazem, pois no último fim de semana observei aniversários, festinhas, baladinhas e outros tipos de aglomerações, sem máscaras, sem cuidado nenhum, além das aglomerações na represa de Martinópolis e nas beiras de rios da região. E quando chega a segunda-feira, o posto de saúde está lotado.

COLETA DE ELETRÔNICOS
Várias pessoas de Indiana que acompanham nosso trabalho nos procuraram para solicitar uma providência do poder público no sentido de se realizar uma coleta de lixo eletrônico. Comumente observamos pelas vias públicas pedaços de aparelhos descartados de forma indevida e que permanecem meses enfeiando e colocando em risco a saúde pública. Uma ação por parte da Prefeitura, envolvendo professores, alunos e pessoas interessadas deveria ser realizada para uma limpeza geral.
 
EM TEMPO
Se você pode sonhar, pode realizar!

Publicidade

Veja também