Infectologista alerta sobre cuidados nas festas de carnaval

Segundo Pirajá, Ômicron ainda está acelerada: taxa de transmissibilidade na região é de 1.21, ou seja, 100 pessoas infectadas contaminam outras 121

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/02/2022
Horário 04:05
Foto: Freepik
Conforme infecto, ideal é que as pessoas façam o teste de antígeno antes de se reunir
Conforme infecto, ideal é que as pessoas façam o teste de antígeno antes de se reunir

Uma vez que a programação de carnaval de rua foi cancelada nos municípios da região de Presidente Prudente, provavelmente muitas pessoas organizarão suas próprias festas em casas de piscina, chácaras, outras devem ter se programado para viajar para praias, resorts, etc., para se divertir durante os dias de “festa carnavalesca”. Mas é bom que prestem muita atenção nisso: “A Ômicron ainda está acelerada, a taxa de transmissibilidade no nosso munícipio, na nossa região é de 1.21, ou seja, 100 pessoas infectadas contaminam outras 121”. 
É o que alerta o infectologista André Luiz Pirajá da Silva, que acrescenta ser a segunda maior taxa do Estado de São Paulo. “Isso mostra a transmissibilidade elevada na nossa região da variante Ômicron. Estamos vendo pessoas serem internadas, principalmente aquelas que não foram vacinadas ou com imunização incompleta e os mais vulneráveis”, acentua o médico.
Às pessoas que pretendem participar de festas ou mesmo reuniões familiares no feriado de carnaval, Pirajá diz que precisam entender que a variante Ômicron é bem mais transmissível, e, principalmente, diferente da cepa original, que dava a conferir uma imunidade temporária de três meses.
“Já a Ômicron te confere uma imunidade pequena, em torno de apenas um mês. Então, a pessoa pode se reinfectar. Qualquer agrupamento, digamos que com 10 pessoas, pode ser potencialmente exponencial para a transmissibilidade”, reforça o infectologista destacando.

Avaliações importantes

Se a reunião vai ser familiar, Pirajá orienta que seja com os familiares completamente imunizados com as três doses da vacina. Que qualquer pessoa com sintomas gripais não participe do encontro. “O ideal é que as pessoas façam o teste de antígeno mesmo que estejam assintomáticos, no mesmo dia que participar da reunião. Porque lhes garante ‘a fotografia naquele momento’. Isso vai gerar uma segurança”, expõe. 
E se houver pessoas vulneráveis, idosos, acima de 60 anos, com comorbidades, ele aconselha que estas fiquem em local arejado, de máscara o tempo todo, só a retirando para se alimentar. 
“E o mais importante, que as pessoas busquem sempre reuniões somente com pessoas totalmente imunizadas”, pontua o médico. 

Visa em ação

Como O Imparcial noticiou recentemente, durante o feriado prolongado de carnaval, a Visa (Vigilância Sanitária Municipal) de Presidente Prudente realizará uma operação especial de fiscalização com foco na inspeção de estabelecimentos comerciais e festas. 
Daniel Gulim, supervisor de departamento da Visa, explica que o objetivo da operação é fiscalizar as aglomerações e o desrespeito às regras de controle para evitar a disseminação da Covid-19. Segundo ele, serão fiscalizados clubes recreativos, locais de festas, bares e restaurantes da cidade que são de conhecimento que, habitualmente, aglomeram muitas pessoas.
As equipes se reunirão às 19h de cada dia, com trabalho estendido até a madrugada, desde sexta até terça-feira.

Foto: Reprodução/Instagram


Pirajá diz que o mais importante é que as pessoas se reúnam somente com aquelas totalmente imunizadas

SAIBA MAIS

Covid-19: região fecha semana com 37 mortes no acumulado

Covid-19: Prefeitura e Unoeste iniciam busca ativa de pessoas com vacinação incompleta

Prudente chega a 50 mil casos confirmados de Covid-19

Região tem pelo menos 8,5 mil casos ativos de Covid-19

Prudentinos infectados pela ômicron estão recuperados

O que é a variante Ômicron?

Publicidade

Veja também