Infraestrutura para 5G pode ser instalada em Prudente a partir da próxima semana

Autorização ocorreu durante reunião nesta quarta, informou Ministério das Comunicações; chegada da tecnologia à cidade depende do planejamento de cada prestadora

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/04/2023
Horário 18:41
Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil
Prudente passa a ter faixa de 3,5 GHz liberada para implementar serviço
Prudente passa a ter faixa de 3,5 GHz liberada para implementar serviço

A infraestrutura para o 5G poderá ser instalada na cidade de Presidente Prudente a partir da próxima semana. A autorização ocorreu durante a reunião do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) nesta quarta-feira. O grupo foi criado pelo Edital do 5G e conta com a participação do MCom (Ministério das Comunicações).

Em todo o país, 964 municípios passam a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para implementar o serviço, beneficiando 131,5 milhões de brasileiros - 62% da população. Na região Sudeste, serão 74 cidades. O MCom estima que, ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

"A liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia são fundamentais na promoção da inclusão digital dos cidadãos. Além de avançar na liberação da faixa, seguimos conversando com as operadoras para que elas possam oferecer este serviço com qualidade”, explica o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O Estado de São Paulo foi o que mais recebeu liberações, com 26 municípios beneficiados. Em seguida, estão Rio de Janeiro, com 24 cidades; Minas Gerais, com 21; e Espírito Santo, com três municípios que poderão contar com a infraestrutura para 5G.

As autorizações seguem diretrizes do Edital do 5G e ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos brasileiros de baixa renda inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do governo federal.

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Usuários de parabólicas

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no CadÚnico que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado (sigaantenado.com.br).

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado e pelo telefone 0800-729-2404.

Vantagens do 5G

A Anatel explica que o 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis. Entre os avanços esperados (em relação ao 4G), estão aumento das taxas de transmissão, ou seja, maior velocidade; baixa latência, o que implica na redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações; maior densidade de conexões, isto é, aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área; maior eficiência espectral, o que significa o incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético; e maior eficiência energética dos equipamentos, redução do consumo de energia e, consequentemente, aumento da sustentabilidade.

Publicidade

Veja também