Iniciadas em 2011, obras do Centro Olímpico atingem 55%

FALTAM RECURSOS Conforme Nei Rena, da Sosp, andamento dos trabalhos depende dos repasses da União; da primeira fase faltam acabamento da cobertura e instalação de pedras nas piscinas

Esportes - JEFFERSON MARTINS

Data 05/10/2016
Horário 10:31
 

As obras do Centro Olímpico de Presidente Prudente atingiram 55,24% da sua totalidade. Iniciada em novembro de 2011, a reforma vai completar cinco anos. A reportagem esteve no local e observou o que foi realizado até o momento. Apesar de não observar a presença de operários na área, o titular da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), Rodnei Rena Rodrigues, Nei Rena, garante que estão sendo feitos arremates e manutenção, porém essa semana não houve nenhuma atividade.

Conforme o secretário, na primeira etapa do projeto estão previstos a instalação da cobertura, estacionamento e a portaria. "Veio parte do recurso no fim do ano passado. Fizemos a cobertura da piscina, a entrada, instalação de fios, condutores de água e terminamos algumas coisas do vestiário. Até agora não veio mais recurso federal", fala.

Jornal O Imparcial Recurso disponibilizado em dezembro passado foi utilizado para instalação da cobertura

Nei Rena afirma ainda que para finalizar a fase resta fazer o acabamento da cobertura, instalação de pedras na piscina olímpica de 50 metros e piscinas aquecidas.

"Se tivesse saído o dinheiro, a obra estaria entregue. Estamos conversando com o governo federal", afirma.

No entanto, para que o dinheiro seja disponibilizado, existem alguns pontos legais que devem ser efetuados. A CEF (Caixa Econômica Federal) é a responsável pela análise e aprovação dos projetos, pela aferição do percentual de obras executadas e pelo desbloqueio dos recursos, proporcionais à execução e limitados aos valores liberados pelo Ministério do Esporte.

 

Consideração

"O banco esclarece que os ministérios efetuam a liberação de recursos após o recebimento do percentual de evolução do contrato", diz a nota da Caixa. A instituição financeira ressalta que os entes federados são responsáveis pela execução do objeto do contrato; elaboração dos projetos, licitações, contratações com as empresas vencedoras; bem como pela indicação de responsável técnico da obra. A Caixa aguarda liberação de parte dos recursos pelo ministério.

A reportagem entrou em contato com o Ministério do Esporte, por meio da assessoria de imprensa, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

 

 
Publicidade

Veja também