Inscrições para 1º Férias no Matarazzo de 2019 começam amanhã e seguem até dia 11

Atividades do projeto como contação de histórias, recreação, oficinas com recicláveis e sessões de cinema ocorrem de 14 a 25 de janeiro, sempre às 14h

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 06/01/2019
Horário 05:51
Arquivo: A contação de histórias é garantida nos 14 e 21 na Biblioteca Infantil
Arquivo: A contação de histórias é garantida nos 14 e 21 na Biblioteca Infantil

A garotada ainda está no ritmo de descanso e muita diversão no período de recesso das aulas escolares e uma opção a mais para se distraírem e curtirem o finalzinho desses dias é o projeto da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) Férias no Matarazzo,  sob coordenação da Biblioteca Infantil Benjamin Resende, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Bora lá garantir sua inscrição para conhecer novos amiguinhos e juntos aprenderem bastante coisa legal? As inscrições começam amanhã e seguem até o dia 11.

Na programação das atividades gratuitas que serão realizadas de 14 a 25 de janeiro, sempre às 14h, estão contação de histórias, recreação, oficinas com materiais recicláveis e sessões de cinema para garotada de 7 a 12 anos. (veja programação completa no box da matéria)

Nilcea das Graças de Souza Gomes, responsável pela Biblioteca Infantil Benjamin Resende, ressalta a importância de garantir a participação com antecedência, especialmente para as oficinas que são com vagas limitadas. Conforme ela, a quantidade de crianças pode variar de 20 a 25, dependendo do dia.

O projeto Férias no Matarazzo, antigamente conhecido como Férias na Biblioteca, iniciou em 2005, com a realização na Biblioteca Municipal “Dr. Abelardo de Cerqueira César” até 2008, quando foi transferida para o Centro Cultural Matarazzo. Com a mudança, desde 2009 o Férias no Matarazzo é realizado duas vezes ao ano desde 2009, e consiste no oferecimento de atividades diversificadas e principalmente lúdicas durante as tardes no período de férias escolares das crianças, em julho e janeiro. Tudo preparado com carinho e dedicação para entreter os pequenos.

“Junto com os monitores recebemos as crianças e oferecermos a elas a oportunidade de se divertirem em momentos de ludicidade. Esse é o maior objetivo do projeto, que as crianças se encontrem, compartilhem conhecimento, troquem experiências e que possam conviver umas com as outras”, ressaltou Nilcea a este diário em outras ocasiões.

Assim como nas edições anteriores vale destacar a mesma orientação: adultos que forem levar as crianças ao centro cultural, cheguem sempre com antecedência do horário marcado da atividade. Pois, atrasando pode atrapalhar os que já estiverem em ação. Nas sessões de cinema, por exemplo, não dá para ficar entrando e saindo depois que começa. Atrapalha.

 

Em família

O período é de férias para as crianças, mas a maioria dos pais, vovôs, titias, entre outros adultos responsáveis por cuidar dos pequenos não usufruem da mesma condição, então o projeto é uma opção onde podem deixá-los para se divertirem por algumas horas.

Os adultos que podem participar juntamente com seus pequenos, interagirem com eles e as demais crianças. O que é uma oportunidade bacana para vivenciar momentos saudáveis de seus filhos durante o período de férias. Um chega pra lá por alguns momentos nos tais joguinhos dos celulares, videogames e até a televisão.

 

Na telona

A exibição de longas-metragens na telona para os pequenos será nos dias 16, 18, 23 e 25, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo. No primeiro dia será exibido “Barbie e as suas irmãs em uma aventura de cavalos”. De férias, Barbie e suas irmãs, Stacie, Skipper e Chelsea, viajam até os Alpes Suíços para participar de uma academia de equitação. Enquanto aproveitam as aulas, Barbie descobre um misterioso cavalo selvagem na floresta, transformando a simples visita em uma aventura mágica.

No dia 18 é a vez de “Gnomeu e Julieta”. Gnomeu (James McAvoy) e Julieta (Emily Blunt) são anões de jardim cujas famílias são vizinhas e rivais. Um dia eles se apaixonam, para desgosto dos familiares. Para ficarem juntos, eles precisarão enfrentar diversos obstáculos.

No dia 23 será a vez de “Festa no Céu”. Um grupo de crianças bagunceiras é encaminhado a uma visita guiada ao museu, como “punição” pelo mau comportamento. Lá, uma guia diferente resolve percorrer um caminho alternativo e os apresenta ao "Livro da Vida", que contém todas as histórias. A mais simbólica delas, baseada nas tradições mexicanas, envolve três mundos. Catrina/ La Muerte é uma adorada deusa ancestral, que governa a Terra dos Lembrados. Ela é ex-mulher de Xibalba, o governante da Terra dos Esquecidos, um trapaceiro. Em uma visita à Terra dos Vivos, eles fazem uma aposta. Se a jovem e bela Maria, filha da maior autoridade da cidade de San Angel, escolher se casar com o emotivo violinista Manolo, Catrina ganha, e Xibalba não poderá mais interferir no Mundo dos Vivos, como gosta de fazer; se o preferido for o valente Joaquim, Xibalba passa a governar, também, o Mundo dos Lembrados.

“Spirit – o corcel indomável” será exibido no dia 25. No final do século 17 em pleno oeste norte-americano vive Spirit, um cavalo que resiste a ser domado pelo homem. Ele se apaixona por uma égua chamada Chuva, e desenvolve uma grande amizade com um jovem índio Lakota chamado Pequeno Rio. Juntos eles acompanham a colonização do local onde vivem, percebendo as mudanças que a chegada da civilização fazem em seu dia-a-dia.

 

 

Programação

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Dias: 14 e 21 de janeiro

Horário: 14h

Local: (Biblioteca Infantil)

 

OFICINAS

Dia17 - Jogo da Memória – Sala 06 (20 vagas para crianças de 9 a 12 anos)

Dia 17 - Bey Blade - Ateliê 1 (20 vagas para crianças de 5 a 8 anos)

Dia 24 - Oficina de Culinária “Delícias da Fifi”- Cupcak  cozinha (25 vagas para crianças de 7 a 12 anos)

Horário: 14h

 

CINEMA

Dia16 – “Barbie e as suas irmãs em uma aventura de cavalos”

Dia18 – “Gnomeu e Julieta”

Dia 23 –“ Festa no Céu”

Dia 25 – “Spirit – o corcel indomável”

Horário: 14h

 

ATIVIDADES RECREATIVAS/JOGOS

Dia 15 – Dança na Laje (livre)

Dia 22 - Oficina - Arte com as mãos - Sala 6 (Crianças de 5 a 12 anos; vagas ilimitadas e aberta também para os pais)

 

Serviço

As inscrições para o Férias no Matarazzo de janeiro de 2019 têm início nesta segunda-feira das 8h30 às 16h30, até o dia 11.

 

 

Publicidade

Veja também