Inscrições para 2,2 mil vagas de soldados da PM começam nesta segunda

Remuneração básica inicial para cargo é de R$ 5.055,53; na região, provas serão aplicadas em Dracena, Prudente e Venceslau

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/09/2025
Horário 07:00
Foto: SSP
Soldados vão realizar policiamento ostensivo e preservação da ordem pública
Soldados vão realizar policiamento ostensivo e preservação da ordem pública

As inscrições para as 2,2 mil vagas de soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo começam a partir desta segunda-feira e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br/PMES2502). O prazo termina em 23 de outubro.

Para participar, os candidatos precisam atender aos requisitos do edital, como ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares e atender aos critérios de altura mínima: 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens. A remuneração básica inicial para o cargo é de R$ 5.055,53.

Segundo o documento, os exames podem ser realizados em 37 municípios de São Paulo, além do Distrito Federal e em Estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e outros. Na região de Prudente, serão aplicadas em Dracena, Presidente Prudente e Presidente Venceslau.

O processo de seleção é composto por fases que envolvem exames de conhecimentos, exame psicológico, de aptidão física, avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade e análise de documentos.

O candidato deve acompanhar a publicação da convocação no DOE (Diário Oficial do Estado) ou por consulta no site da Vunesp. No edital, ainda é recomendado que os participantes acessem diariamente os sites entre os dias 17 a 25 de novembro.
As atribuições do cargo são, principalmente, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, com aplicação da lei e combate às infrações penais e administrativas.

O trabalho só começa efetivamente após a conclusão do curso superior de técnico de polícia que acontece na Escola Superior de Soldados.

Efetivo do Estado

O governo de São Paulo informou que, desde 2023, abriu 14,4 mil vagas para reforçar o policiamento ostensivo e preventivo da Polícia Militar em todo o Estado.

Atualmente, a PM possui 3,5 mil soldados de 2ª classe e 645 alunos-oficiais em formação. Além disso, 7,3 mil policiais militares, incluindo 101 tenentes do quadro de saúde, já foram formados.

Publicidade

Veja também