O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reabre hoje 119 agências de atendimento no Estado de São Paulo. Inicialmente prevista para segunda-feira passada, a reabertura foi suspensa por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Conforme a Agência Brasil, o instituto conseguiu, no entanto, uma liminar autorizando a retomada das atividades.
O beneficiário pode consultar as unidades que serão reabertas pela internet. O atendimento ao público será feito seguindo uma série de procedimentos para evitar a disseminação do novo coronavírus.
O uso de máscaras, por exemplo, é obrigatório dentro das agências. Além disso, os atendimentos precisam ser agendados previamente e acontecem presencialmente das 7h às 13h.
Na região oeste de São Paulo, funcionam as agências de Presidente Prudente, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Adamantina e Presidente Epitácio.
As agências passaram por uma série de adequações para retomada do atendimento presencial. Todos os servidores usam equipamentos de proteção individual e têm à disposição álcool em gel, máscaras e luvas.
Também foram instaladas barreiras de acrílico nas mesas de atendimento, para evitar o contato entre os servidores e os segurados.
Serão priorizados os casos de avaliação social, cumprimento de exigência (apresentação de documentação), justificativa administrativa e reabilitação profissional.
Os serviços que ainda não estão disponíveis de forma presencial podem ser acessados pelos canais remotos: o Portal Meu INSS, o aplicativo para celular e o telefone 135.