Instalação fotográfica mostra lugares em risco no século 21

Em todas as imagens são apresentadas mudanças de hábitos, costumes e modos de morar de diferentes culturas.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 07/06/2013
Horário 09:02

 


Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Sesc Thermas DE Presidente Prudente abriu ontem à noite, a instalação fotográfica "Ameaçados: lugares em risco no século 21". O lançamento teve a participação do fotógrafo Érico Hiller, idealizador do projeto, que participou, na ocasião, de um bate-papo com o público.

Jornal O Imparcial "Ameaçados" apresenta 5 lugares do planeta que passam por processo de mudanças drásticas

"Ameaçados" apresenta cinco lugares do planeta que passam por um processo de mudanças drásticas em decorrência das transformações climáticas e da ação do homem. O fotógrafo passou pelo Ártico e pelo Monte Kilimanjaro, onde registrou as alterações no estilo de vida por causa do derretimento das geleiras; pela Mata Atlântica, que perde espaço para as cidades; pela Etiópia, que sofre com a ameaça de desconfiguração de sua cultura após a construção de uma hidrelétrica; e pelas Ilhas Maldivas, local que já sente as interferências do aumento do nível dos oceanos.

Segundo Hiller, o objetivo da instalação é fazer um inventário do planeta, que está em constante transição. "É uma representação daquilo que, infelizmente, pode futuramente só existir na memória de poucos – ou pior, apenas numa fotografia esquecida no fundo de uma gaveta", afirma. O profissional afirma que levou todo o ano de 2011 na produção e edição de fotos, fases que ocorreram simultaneamente por causa do vasto material captado por ele.

Em todas as imagens são apresentadas mudanças de hábitos, costumes e modos de morar de diferentes culturas. "Em cada local os impactos são diferentes. Porém, há um clima de apreensão em todos. Há o perigo desses lugares não existirem no futuro", afirma. A intenção não é trazer um trabalho científico, e sim de reflexão. "Fui para ouvir histórias", declara.

Lançada em 2012, a instalação ficou durante os meses de janeiro e fevereiro no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (SP), e resultou também em um livro lançado em março de 2012, que contém cerca de 180 fotos.

A instalação continua no Sesc Thermas até o dia 20 de julho e está aberta durante todo o horário de funcionamento da unidade, que é de terça a sexta, das 8h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
Perfil

O fotógrafo Érico Hiller é natural de Belo Horizonte (MG) e reside atualmente na cidade de São Paulo. Formado em Comunicação Social (ESPM) e Pós Graduado em Fotografia (Senac), tem atuado como fotógrafo independente há dez anos. Já colaborou para publicações como "National Geographic", "Lonely Planet", "Rolling Stone", "Trip", TAM, GOL, "Casa Vogue" e "Marie Claire".
Publicidade

Veja também