Instituições de ensino e inovação realizam 1ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista

Evento, que integrará a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, contará com palestras, minicursos, oficinas, visitas aos laboratórios, shows e mostra científica das escolas do ensino público

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/10/2022
Horário 16:40
Foto: Arquivo
Evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro
Evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro

Em uma ação inédita, dez grandes unidades de ensino, inovação e tecnologia de Presidente Prudente se uniram para criar a 1ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista. O evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro e o objetivo é estreitar os laços entre as unidades de ensino superior, básico e médio das escolas públicas e privadas. Na programação estão previstas mostras de ciência e tecnologia, palestras e oficinas, cursos, mostra de ciências e feira profissionalizante. Tudo gratuito.

Segundo o professor Valdemiro Pereira de Carvalho Junior, da FCT/Unesp e da comissão organizadora da feira, “A proposta almeja estreitar as relações técnico-científicas entre as instituições de ensino básico e superior por meio de ações integradas para a divulgação da Ciência e o enriquecimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão”.

Acrescenta ainda que há um propósito importante na feira que é auxiliar os jovens na tomada de decisão para as profissões futuras com o aumento da divulgação de cursos disponíveis nas instituições de ensino de Presidente Prudente e região. “A feira trará oportunidades, por exemplo, de visitação dos laboratórios de pesquisa e de mostras de tudo que há disponível para o futuro aluno universitário. Em outras palavras, a intenção é disseminar as carreiras científicas, juntamente com uma visão ampla sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, explica.

A 1ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista é organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista e pelo grupo PET Química e Física, também da mesma unidade de ensino, mas conta ainda com mais nove instituições parceiras: Fundação Inova Prudente, Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria) de Presidente EpitácioUnoeste, Centro Universitário Toledo, Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 

Programação
A programação da feira, entre os dias 17 e 21 de outubro, é bem ampla e pode ser aproveitada tanto por caravanas de escolas quanto por qualquer jovem ou adulto que queiram saber mais sobre as profissões e sobre pesquisa e ciência.

No dia 17 ocorre a abertura do evento a partir das 8h no auditório Discente 5, no campus da FCT Unesp, e em seguida uma palestra com o secretário de Tecnologia de Presidente Prudente, Helton Sapia, sobre “A Importância da Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento Regional”. Na sequência, às 10h, haverá mesa redonda sobre Mulheres na Ciência, com as professoras dras. Ana Maria Pires, Renilda Terezinha Monteiro, Carolina dos Santos Batista e Alessandra Madia Mantovani.

Ainda no dia 17, após o almoço, às 14h, palestra com o professor Dr. Carlos José Leopoldo Constantino, com o tema: “Ciência: uma vida de sabores e dessabores”; e a partir das 15h30 oficinas gerais de Química Forense, Nanotecnologia, Metaverso, Chances de ganhar competições esportivas, Neurociência, Introdução ao Power BI, Produção de Saneantes e Configuração Básica de Switches Cisco utilizando packet tracer.

O dia 18 é dedicado ao InovaDay, com um dia inteiro de atividades didático-pedagógicas, exposições e práticas no prédio do Inova, em Presidente Prudente.

Dia 19, a feira começa às 8h30, com o Tour Unesp, um passeio por todo campus da FCT Unesp de Presidente Prudente e à tarde, a partir das 13h acontece mais uma edição do projeto “Unesp de Portas Abertas”. Este dia será no Inova de Presidente Prudente. Este dia o evento começa na entrada principal da FCT Unesp.

O dia 20, na quadra coberta do departamento de Educação Física, no campus da FCT Unesp, terá o dia todo dedicado à Feira Profissionalizantes, com stands das instituições parceiras do projeto para que possam apresentar os cursos tecnológicos, de graduação e pós-graduação. Estarão presentes a Fundação inova, Fatec, Sesi, Senai, Unoeste, Toledo, Unesp e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).

Por fim, no último dia do evento, 21/10, também na quadra coberta do departamento de Educação Física, no campus da FCT Unesp, acontece pela manhã, a partir das 8h, a Feira de Ciências, com presença de escolas públicas e privadas e à tarde, a partir das 14h, atividades culturais e as Premiações.

Segundo o professor Valdemiro Junior, a expectativa é que tanto as escolas de Presidente Prudente quanto da região possam participar, além, claro da comunidade em geral.

 

Serviço

As escolas já podem se inscrever e agendar as visitas dos alunos por meio de excursões para participar das atividades da Feira pelo preenchimento do formulário no endereço: https://forms.gle/dFawhNCoPC9rGo9m8

Para inscrições da comunidade em geral e mais informações, basta acessar o site da I Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista:  http://www.fctoestepaulista.com.br

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também