Em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, lembrado no dia 12 de junho, ocorre neste sábado, às 9h, na região central de Presidente Prudente, a 5ª Caminhada Contra o Trabalho Infantil, com o tema “Não leve na brincadeira. Trabalho infantil é ilegal”.
A andança em prol da conscientização contra o trabalho infantil sairá da Praça da Bandeira e terminará na Praça Nove de Julho, onde serão oferecidos, dentre outros, os seguintes serviços à população: exames e testes rápidos, aferição de pressão arterial, quick massage, hidratação facial, orientação sobre uso de protetor solar, orientação bucal e orientação de atividade física. Haverá, também, panfletagem e orientações sobre o trabalho infantil, bem como manifestações de atores sociais da rede de proteção municipal e de autoridades.
A iniciativa do evento é do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região – PPR, e conta com o apoio do TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), através do Jeia (Juizado Especial da Infância e Adolescência de Presidente Prudente), sob a coordenação do juiz do Trabalho Substituto, Mouzart Luis Silva Brenes.
“Durante a caminhada haverá manifestações de especialistas sobre o tema e apresentação de poemas e paródias, por jovens aprendizes. Terminada a caminhada, na Praça Nove de Julho, haverá breves manifestações de autoridades, apresentação de karatê pelas crianças do Projeto Aquarela, além da prestação de diversos serviços à população”, complementa Mouzart.
Marcarão presença no evento representantes de instituições como o MPT (Ministério Público do Trabalho), MPE (Ministério Público Estadual), a subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Gerência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, a Prefeitura de Presidente Prudente pela Secretaria de Assistência Social e Seduc (Secretaria Municipal de Educação), o 18º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), os Conselhos Tutelares, o Conselho Intersindical de Presidente Prudente, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), a CAC (Casa do Aprendiz Cidadão), o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), a Fundação Mirim, dentre outros.
Representando o TRT, o juiz Mouzart participará de uma mesa-redonda com o tema “Aprendizagem como caminho para erradicação do trabalho infantil”. A iniciativa é organizada pelo Senac e ocorre no auditório da instituição, na segunda-feira, às 8h30.
Confira as informações do evento no card abaixo:
