"A palavra taikô" significa ‘tambor’ na língua japonesa, que é um instrumento que expressa sentimentos diversos como de alegria, ira, tristeza e prazer. Há dois mil anos atrás, eram utilizados como meio de comunicação entra as pessoas que estavam em locais diferentes. Nesta noite, nos comunicaremos com todos que forem nos prestigiar", explica Letícia, coordenadora do Grupo de Taikô Dantai Fênix.
Segundo ela, no Japão feudal, os instrumentos eram frequentemente usados para motivar as tropas, ajudar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e fazer anúncios marciais. Também invocava os espíritos guerreiros, dando a sensação de que os atacantes eram mais numerosos, pelo barulho que faziam a noite toda.
Ela expõe que existem vários tipos de taikô. O nagado-daiko (taikô de corpo longo), o okedo-daiko (taikô com corpo em barril, normalmente chamado de okedo ou oke) pode ser montado sobre um suporte e tocado como outros tipos de taiko, mas é usualmente fixado com alças e carregado nos ombros do percussionista que pode assim andar e tocar ao mesmo tempo. Outros taikôs japoneses incluem o uchiwa-daiko (taikô), hira-daiko (taikô chato), o-daiko (grande taikô) e uma variedade de outros instrumentos de percussão utilizados nos conjuntos musicais japoneses como o noh, o gagaku e o kabuki.
A região de Aomori é famosa pelo festival Nebuta onde enormes okedo-daiko são tocados por muitas pessoas enquanto são transportados pelas ruas.