Recentemente uma mulher de pouco mais de 20 anos mencionou numa conversa que pedia à Inteligência Artificial (IA) para elaborar treinos que ela realiza na academia. Nenhuma surpresa, pois as pessoas pedem tudo à IA e ela faz (quase) tudo. Mesmo não sendo da área de Educação Física, ela também comentou que o treino proposto pela IA “era bom”. Então me surgiram várias perguntas.
IA GENERATIVA
Sem dúvida a IA tem um banco de informações que vai além do enciclopédico ou wikipediano, ou seja, um conhecimento muito vasto. Porém, os especialistas mencionam que ela falha (alucina) nos resultados e sempre entrega de acordo com o que é pedido (prompt). Partindo-se do princípio de que a IA dispõe de todo conhecimento dos livros de metabolismo e fisiologia do exercício, treinamento esportivo, musculação, corrida etc, ela poderia prescrever treinos e até um programa completo com periodização e tudo mais.
CONHECIMENTO
Por um lado não pode ser desprezado o fato de que há muitos profissionais de Educação Física mal preparados, inclusive supostos treinadores sem formação em faculdades. Estes inventam os treinos ou pegam qualquer coisa da internet. Por outro lado, há profissionais com vasto conhecimento e experiência aptos a elaborar e prescrever excelentes treinos na sua especialidade (musculação, corrida, natação, condicionamento físico etc). Obviamente, os primeiros podem ser substituídos pela IA, com vantagem. Mas estes últimos têm um valor que justifica o quanto custam. Jamais os troque pela IA.
INDIVIDUALIDADE
O treino ideal deve ser baseado em três pilares: [1] princípios do treinamento, [2] objetivo e [3] individualidade biológica. Outros aspectos considerados são secundários e sempre ajustados de acordo com os três pilares. Então, cabe ao profissional de Educação Física ter os conhecimentos (a IA pode ter), a experiência de atuação com dezenas, centenas de alunos (a IA não tem) e aplicar ao aluno da vez.
IA “PROFESSORA”
Pedi um treino à IA: atue como professor de academia e elabore um treino de 1h para fazer na academia. Resposta (resumo): treino focado em força, resistência e condicionamento geral, dividido em 4 partes: 1. AQUECIMENTO (10 min): Esteira ou bicicleta e mobilidade articular. 2. TREINO DE FORÇA (30 min): Bloco 1 Peito e Costas, Supino reto com barra 3x10, Remada curvada com barra 3x10, Bloco 2 Pernas, Agachamento livre 3x12, Leg press 3x12, Bloco 3 Ombros e Braços, Desenvolvimento com halteres 3x10, Rosca direta com barra 3x12. 3. CORE (10 min): Prancha isométrica 3x30 s, Abdominal infra no banco 3x15, Elevação de pernas 3x12. 4. CARDIO + ALONGAMENTO (10 min): Cardio leve: 5 min esteira ou elíptico, Alongamento: 5 min.
ATENDE?
Algumas das análises. A IA não pergunta qual minha idade, se já fiz um exame médico completo e estou apto a fazer esforço. Sequer propõe um exame médico antes de eu começar. Não propõe as sobrecargas para usar nos exercícios e não se sabe se o treino é seguro, se atende aos meus objetivos, se está baseado nos princípios do treinamento, se haverá ajuste progressivo das cargas nos treinos seguintes (semanas e meses) etc. E seu eu estiver com um músculo específico cansado ou lesionado, o que fazer? A IA pode sugerir fotos ou vídeos de demonstração dos exercícios, mas não está no local para corrigir minha postura na realização dos exercícios. A IA não fará a avaliação da evolução.
O PROMPT
Um especialista em IA pode ser apto a elaborar um prompt tão completo que o treinamento o tornará capaz de correr uma maratona ou se tornar um bodybuilder. Acredito que ele possa, mas se tiver também uma ótima formação em Educação Física para inserir informações bem específicas sobre treinamento, duração, intensidade, frequência, exercícios e tudo mais a respeito do aluno. Enfim, a IA é sensacional, mas poucos estão realmente aptos a dizer a ela exatamente o que deve responder, principalmente para tarefas complexas, incluindo a prescrição de treinos.
A IA sugere os exercícios, mas não está no local para corrigir sua postura na realização dos exercícios e também não fará a avaliação da evolução.