Intercâmbio interestadual de Capoterapia reúne 150 participantes

Evento foi realizado domingo, em uma chácara, com o objetivo de integrar as cidades e gerar mais qualidade de vida ao idoso

Esportes - Da Redação

Data 04/09/2018
Horário 16:29
AI da Prefeitura de Pirapozinho - Ao som de animadas cantigas, grupo se interagiu em diferentes atividades; ao final, todos receberam certificados
AI da Prefeitura de Pirapozinho - Ao som de animadas cantigas, grupo se interagiu em diferentes atividades; ao final, todos receberam certificados

Cerca de 150 idosos e capoterapeutas se reuniram domingo, em uma chácara de Pirapozinho, onde participaram do Intercâmbio Interestadual de Capoterapia, realizado pela Prefeitura, por meio da Divisão Municipal de Assistência Social e da Divisão Municipal de Esporte, Cultura e Lazer.

Com o intuito de promover um o intercâmbio entre as cidades participantes e gerar mais qualidade de vida para a pessoa idosa, o encontro teve a presença de pessoas de Pirapozinho, Tarabai, Jardim Olinda (PR), Caiuá, Bataguassu (MS), Campo Grande (MS), Itápolis (SP), Primavera, Ourinhos (SP), Osvaldo Cruz, Álvares Machado, Piauí e Brasília (DF).

Também estiveram no local, o vice-prefeito Antônio Carlos Colnago (PSB) e a coordenadora do Centro Municipal de Atenção à Criança e ao Adolescente, Rosangela Colnago, representando o prefeito Orlando Padovan (DEM) e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, professora Vera Lúcia Vieira Padovan.

No decorrer do dia, o criador da capoterapia, mestre Gilvan Andrade de Brasília, o mestre Poeta de Campo Grande, os professores Denis do Piauí, Fabrício Ribeiro e César Almeida Costa de Pirapozinho desenvolveram diversas atividades ao som das animadas cantigas, em momentos de muita interação, descontração e alegria. Ao final das atividades, os capoterapeutas receberam certificados de formação do curso de vivência.

Lenços

Na noite de sábado, foi realizada em Pirapozinho, a cerimônia de entrega de lenços aos integrantes da capoterapia. Conforme Orlando, a atividade é desenvolvida no CCI (Centro de Convivência do Idoso) e no Centro Comunitário da Vila Santa Rosa. “Quando iniciamos a oferta dessa modalidade em 2015, contávamos com a participação de 12 pessoas. Em 2016, tínhamos 32. Em 2017, eram 64 e, atualmente, já são 110 idosos praticando regularmente”, enfatiza.

Na capoeira, segundo explica o coordenador de Esportes de Pirapozinho, capoterapeuta Fabrício Ribeiro, o estágio de aprendizado e evolução é identificado com a troca de cordões. Na capoterapia, essa graduação é representada pelos lenços. “Sendo assim, os idosos receberam o lenço da cor cinza, que significa a média de um ano de prática. E o da cor verde para aqueles que estão no do grupo há dois anos e amarelo para os praticantes há três anos”, enfatiza.

Com AI da Prefeitura de Pirapozinho

 

 

 

Publicidade

Veja também