Interpart fecha as disputas do futsal, em PP

Etapa reuniu cerca de 600 alunos – atletas – representantes de 13 colégios particulares de Presidente Prudente

Esportes - PAULO TAROCO

Data 20/10/2017
Horário 12:58
Marcio Oliveira, Ontem ocorreram as finais do futsal nas categorias femininas A e C, além da masculina A
Marcio Oliveira, Ontem ocorreram as finais do futsal nas categorias femininas A e C, além da masculina A

A segunda etapa esportiva da 17ª edição do Interpart adentrou na reta final das disputas. A etapa reuniu cerca de 600 alunos – atletas – representantes de 13 colégios particulares de Presidente Prudente. Desde o final de setembro, os competidores representaram as escolas em três modalidades esportivas: o futsal, o basquete convencional, e a novidade apresentada pela edição deste ano, o basquete 3x3.

Na tarde de hoje, no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, em Prudente, a competição promoverá as disputas finais do futsal, nas categorias femininas B e C – ligadas a faixa etária – e na categoria masculina B. Ontem, também no Watal Ishibashi, ocorreram as finais do futsal nas categorias femininas A e C, além da masculina A.

David Telles é um dos coordenadores do Instituto Edespp (Excelência Desportiva de Presidente Prudente), responsável pela organização do evento, e fala sobre o balanço do Interpart. “Em nossa parceria com os colégios, visamos melhorar alguns aspectos, como a arbitragem, premiação, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de atuar em uma estrutura como o Ginásio de Esportes. Dentro disso, acredito que os objetivos foram alcançados”, comenta.

O organizador revela ainda que, a partir do próximo ano, o Instituto Edespp buscará incluir no Interpart as disputas nas modalidades natação e atletismo e judô.

 

Novas experiências

Fábio Silva, Tio Fabinho, é professor de educação física do Colégio Poliedro desde 2011, quando começou a competir com as equipes da instituição em modalidades como o futsal, basquete e handebol. No dia a dia, ele está à frente das aulas com alunos do 6º ano até o 3º ano do ensino médio. Por isso, o professor ressalta a diferença entre a interação promovida nas aulas convencionais e a obtida nos jogos. “Normalmente as aulas estão mais focadas na saúde. Aqui podemos valorizar outros aspectos, como a interação, o convívio e a competição, de forma saudável, pois isso os alunos levarão também por toda vida”, avalia o professor.

Maria Eduarda Souza Garanhani, 12 anos, defende as cores do Colégio Objetivo nas disputas do futsal. Mas, no ano passado, a estudante fez sua primeira participação no Interpart jogando pela escola nas disputas do handebol. Com base nessa experiência, a aluna e atleta avalia os valores obtidos no decorrer da competição esportiva. “Não é a primeira vez que participo, por isso acredito que não fiquei muito ansiosa. Dentro de quadra, precisamos entender que temos o lado da nossa amizade, mas entendendo quando precisamos ser competitivas”, afirma.

 

Mais decisões

Na próxima segunda-feira estão marcadas as finais do basquete convencional e do 3x3, também no Watal Ishibashi, em Prudente. As decisões finalizadas até esta edição apontavam os seguintes vencedores: No futsal feminino, pela categoria A, o Colégio Objetivo ficou em primeiro lugar, seguido pelo Colégio Múltiplus e pelo Cristo Rei. No futsal feminino C o Objetivo também levou a melhor. Logo atrás veio o Cristo Rei, em segundo, e o Colégio Adventista, em terceiro. O futsal masculino A foi vencido pelo Colégio Átomo. O Cristo Rei ficou no segundo lugar e o Cooperativo no terceiro.

Publicidade

Veja também