Interpart reúne 600 alunos em competições de vôlei e handebol

NAS QUADRAS Na primeira etapa das disputas, que teve início ontem, os estudantes representarão oito colégios particulares de Prudente

Esportes - PAULO TAROCO

Data 16/05/2017
Horário 09:01
 

Desde a tarde de ontem, o foco, concentração e disciplina das salas de aula serão divididos com as competições esportivas dentro das quadras por cerca de 600 alunos, que se vestem de atletas para defender as cores de oito colégios particulares de Presidente Prudente. É que, até o próximo dia 26, ocorre a primeira etapa da 17ª edição do Interpart – competição esportiva que reúne os colégios particulares da cidade.

Em 2017, o evento será organizado, pela primeira vez, pelo Instituto Edespp (Excelência Desportiva de Presidente Prudente), como explicou um dos coordenadores do instituto, Péricles Batista de Menezes Júnior, que também explicou algumas metas da parceria. "O instituto foi criado no intuito de agregar valores ao evento, que tem como principal objetivo fomentar a prática esportiva aos alunos dos colégios", afirma Péricles.

Jornal O Imparcial As disputas do handebol abriram a competição nas quadras do Anglo

A primeira etapa, iniciada ontem nas quadras do Colégio Anglo, envolveu as disputas das modalidades handebol e vôlei, nas categorias masculinas e femininas. Os oito colégios participantes dessa etapa são: Anglo Prudentino, Átomo, Braga Mello, Cooperativo, Cristo Rei, Múltiplus, Objetivo e São Paulo. Além do Anglo, que sediou os jogos de abertura ontem, a primeira etapa também será sediada nas quadras dos colégios Átomos, Braga Mello, Cooperativo, Cristo Rei, PUM (Parque do Uso Múltiplo) e do Ginásio de Esportes Watal Ishibashi.

Outra característica dos jogos é que, além de dividir as categorias em masculinas e femininas, as disputas são divididas também nas categorias A (11 e 12 anos), B (13 e 14 anos) e C (15 e 16 anos, onde cada equipe pode inscrever também três atletas com 17 anos).

Para a aluna e atleta do Colégio Objetivo, Maria Fernanda Gonçalves Gava, 13 anos, a motivação dos jovens para a competição está na competitividade dos jogos. "Como aqui é muito mais competitivo do que as disputas internas, treinamos intensamente para vencer e essa é a meta. Participar em primeiro lugar, mas estamos aqui para vencer", afirma.

O professor da equipe, João Orlando Van Dal, além de falar da importância dos jogos para os jovens atletas, ressalta alguns cuidados necessários para os profissionais no período de preparação. "A questão psicológica também é diferente, pois envolve o desejo de jogar, de vencer. Para trabalharmos isso, promovemos alguns amistosos antes dos jogos, para proporcionar experiência e diminuir um pouco qualquer ansiedade que venha atrapalhar", explica o professor.

A segunda fase dos jogos está com inscrições abertas para os colégios interessados e tem data prevista para o mês de outubro. Nela, serão disputadas as modalidades de basquete e futsal.

 
Publicidade

Veja também