Intervenção busca conscientizar sobre uso do celular na direção

Semana Nacional do Trânsito chama a atenção para a conscientização sobre acidentes com impacto das redes sociais

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 22/09/2021
Horário 07:29
Foto: Weverson Nascimento
Rotatória do museu foi escolhida pelo fluxo de veículos que vem de todos os lados da cidade
Rotatória do museu foi escolhida pelo fluxo de veículos que vem de todos os lados da cidade

Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que tem como tema principal, desde a campanha do Maio Amarelo, a frase: “Respeito e responsabilidade, pratique no trânsito”, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), realiza intervenções em algumas rotatórias de Presidente Prudente com destroços de um carro envolvido em um acidente de trânsito e, na parte frontal, uma placa com logos de aplicativos de celular. E uma delas está na do Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, que deve chamar a atenção do público. Ali está um carro destruído e na placa à frente o símbolo do WhatsApp, o que simboliza que enviar mensagens enquanto dirige ou qualquer tipo de manuseio do celular pode colocar vidas em risco. 
Segundo o coordenador de educação para o trânsito, Mario Marcus Meira da Costa, esse é o propósito: enfatizar exatamente as consequências da utilização desses meios de comunicação. “Uma das causas de maior número de acidentes devido à distração é por conta do uso do celular, desses aplicativos. A pessoa se distrai e acaba perdendo toda a atenção com  o meio à sua volta”, frisa o coordenador.
O secretário da Semob, Luiz Edson de Souza, complementa que com o surgimento das redes sociais e possibilidade das conversas "online" por meio destas, alguns condutores passaram a utilizá-las durante a condução de veículos. “Esta atitude é extremamente perigosa, coloca a vida dos próprios condutores em risco e também de outras pessoas envolvidas no trânsito, por isso a necessidade de conscientização para não acesso às redes sociais durante a condução de veículos”, acrescenta ele.

Ponto estratégico

Tanto o coordenador quanto o secretário da pasta disseram que a escolha do museu como um dos pontos é pelo fato de ser um local muito importante, de grande fluxo de veículos. Logo alcança um maior número de pessoas, tanto que chegam de cidades vizinhas, pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270), e adentram na Avenida Manoel Goulart , como para quem vai para Álvares Machado e bairros adjacentes, Conjunto Habitacional Ana Jacinta.
“Devido ao elevado número de veículos que passam pelo local, aliado ao tempo de espera, é propício para as pessoas observarem a cinemática”, expõe o secretário.

Semana fundamental

Mário explica que a importância da Semana Nacional do Trânsito se dá primeiramente porque envolve toda a sociedade, no intuito de conscientização sobre os acidentes no trânsito. Conforme ele, traz à tona o quão importante é preciso se conscientizar que o número de vítimas envolvidas em acidentes de trânsito ainda é muito alto. “E esses acidentes são ocasionados por vários fatores. Então é uma semana para podermos relembrar e tomarmos atitudes para tentar diminuir esses números”.
Segundo Mário, devido à pandemia, as ações presenciais ainda estão restritas, por isso são realizadas mais atividades virtuais. 

Outras ações

O coordenador Mário destaca que outras ações são realizadas, como a divulgação de vídeos em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Bombeiros, que estão sendo lançados no Facebook da Semob, onde enfatizam a importância da educação para o trânsito e as normas vigentes que têm de ser seguidas. 
Outdoors instalados em vias de grande fluxo também para melhor visualização das pessoas. E tem um superjogo, o “Show do Trânsito”, em parceria com a Fundação Inova Prudente e a Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), que visa alcançar os novos condutores, os novos motoristas de Presidente Prudente. Segundo o coordenador, todos podem jogar, mas serão premiados aqueles que têm entre 15 e 20 anos, que estão próximos de tirar sua primeira CNH (Carta Nacional de Habilitação). 
“Dentro do regulamento do jogo tem vários prêmios e, dentre eles, fizemos parcerias com algumas empresas e o participante pode ganhar até a CNH gratuitamente. Serão premiados os 10 melhores jogadores que finalizarem em menor tempo e conseguirem responder as 15 questões que constam no jogo, que pode ser acessado em www.showdotransito.com.br”, explana Mário.
 
ALGUNS FATORES QUE 
OCASIONAM ACIDENTES

Uso do celular;
Bebida;
Distração;
Sonolência;
Imprudência;
Falta de revisão em veículo;
Falta de utilização cadeirinha;
Falta de utilização do Cinto de segurança.
Fonte: Semob

SAIBA MAIS

Ação alerta quanto aos riscos de acidentes no trânsito

Game virtual com perguntas sobre trânsito vai premiar 10 prudentinos

Publicidade

Veja também