O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou nesta quinta-feira a verificação periódica de quatro balanças utilizadas pela Gol Linhas Aéreas no controle de pesos de bagagens (check-in) no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente "Adhemar de Barros". Os equipamentos foram aprovados.
O passageiro deve observar, ao chegar no check-in, se o visor da balança está zerado antes de posicionar a bagagem e se há o selo de verificação do instrumento com validade de 2022 ou 2021, que atesta que a balança foi verificada.
Dentre as irregularidades que podem ser encontradas, estão as balanças sem lacre e desreguladas; instrumentos com visor danificado, que dificulta a leitura do peso ou sem obstrução do visor; deslocamento da plataforma de pesagem, que pode resultar na pesagem incorreta; e instrumentos sem o controle de verificação legal.
Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para [email protected].
A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Presidente Prudente.