Ipês embelezam residencial em Álvares Machado

Espaço é considerado o primeiro bosque de espécimes em condomínio na cidade; a última florada ocorreu de 28 a 31 de agosto deste ano

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 09/09/2020
Horário 11:49
Marcos Vinicius - Residencial conta com 20 mil metros quadrados de ipês-brancos
Marcos Vinicius - Residencial conta com 20 mil metros quadrados de ipês-brancos

As espécies de ipês esbanjam beleza e tranquilidade, e já se tornaram conhecidas por colorirem municípios da região. Em Álvares Machado, o Residencial Gramado, nas proximidades do Balneário da Amizade, em Presidente Prudente, se destaca com uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados de ipês-brancos, que atrai diversos moradores. Tal espetáculo é considerado o primeiro bosque de espécimes em condomínio na cidade. A última florada delas ocorreu de 28 a 31 de agosto deste ano.

De acordo com o presidente da Associação do Residencial Gramado, Leandro Pires, as espécies foram plantadas no surgimento do loteamento, em meados de 90. Hoje, elas ocupam um espaço verde, com uma minifloresta, além de contar com a presença de um lago que proporciona um espaço de tranquilidade. “Os ipês tornaram o residencial mais arborizado e os moradores gostam muito de frequentar o local. Lá, eles costumam fazer piquenique, caminhar e passear com os filhos ou animais”, comenta.

Fases de floração

Segundo o biólogo André Gonçalves Vieira, as fases de floração podem ocorrer no inverno e na primavera. A primeira a florir é o ipê-roxo, de junho a agosto nas regiões quentes. O ipê-amarelo floresce entre agosto e setembro, e o ipê-branco, de setembro a outubro. “Claro que pode haver alteração neste ciclo de meses havendo maior estiagem e baixa temperatura, mas a tendência é que os ipês sigam estas datas”, descreve.

A espécie do condomínio é a de ipê-branco, cuja floração dura menos tempo – entre três e quatro dias por espécime. “Um exemplar que iniciou uma floração na segunda, por exemplo, na quarta possivelmente já não terá mais flores”, explica o biólogo. Mas, tal beleza se torna única e indescritível, em qualquer período do ano.

30 mil exemplares

Na cidade vizinha, Presidente Prudente, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), a qual tem o biólogo como diretor de Política Ambiental, explica que o município é presenteado por mais de 12 espécies de ipês, que resultam em mais de 30 mil exemplares em estágios iniciais, médios e avançados de desenvolvimento. Para a capital do oeste paulista e, consequentemente, toda a região, os ipês são importantes, porque tratam-se de espécies nativas que promovem a interação entre fauna e flora por meio de polinização e abrigo para aves.

Os benefícios dos ipês são tantos que a Prefeitura inaugurou, recentemente, o Parque Municipal dos Ipês, localizado às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Trata-se de uma área de 14 hectares predominada pelo plantio de 3 mil mudas da espécie.

Foto: Juliana Crepaldi Coissi - Local é primeiro bosque de espécimes em condomínio na cidade

Foto: Juliana Crepaldi Coissi - Fases de floração podem ocorrer no inverno e na primavera

Publicidade

Veja também