Itamar Alves de Oliveira Junior é reeleito diretor do Ciesp de Prudente

Empresário liderará entidade até 2029, ao lado dos seus vices Alexandre Shigueaki Sano e Márcio Raul Del Trejo Silva; eleição ocorreu na segunda-feira

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/08/2025
Horário 14:42
Foto: Arquivo
Itamar dirige entidade desde 2022 e foi reeleito para novo mandato
Itamar dirige entidade desde 2022 e foi reeleito para novo mandato

O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) realizou, na última segunda-feira, seu processo eleitoral para o mandato de 2026 a 2029. Na diretoria regional de Presidente Prudente, Itamar Alves de Oliveira Junior foi reeleito diretor-titular na chapa com seus vices, Alexandre Shigueaki Sano e Márcio Raul Del Trejo Silva.

Itamar é engenheiro agrônomo formado pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP (Universidade de São Paulo), de Piracicaba (SP). Fez Gestão de Negócios pelo Toledo Prudente Centro Universitário. Ele já estava à frente do Ciesp desde 2022 e faz parte do quadro associativo da entidade há 27 anos.

Além disso, é sócio e está na direção-executiva da empresa SOESP (Sementes Oeste Paulista). Também faz parte da mesa diretora da Santa Casa de Misericórdia e do HE (Hospital de Esperança), em Prudente.

Progresso da economia

O Ciesp de Prudente celebrou, neste ano, 72 anos de atividades em prol do progresso da indústria e da economia de 65 municípios sob sua jurisdição. A entidade atua em iniciativas como o Plano de Desenvolvimento Regional, coordenado junto com outras entidades, como a Acipp (Associação Comercial de Presidente Prudente), Grupo Lidera, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região). Seu objetivo é fomentar o empreendedorismo, atrair investimentos e fortalecer a economia, incluindo a potencialização das vocações da região como fator para impulsionar as cadeias produtivas.

O projeto, iniciado no ano passado, tem engajamento do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. Para subsidiá-lo, foi realizado o estudo “Síntese das Potencialidades e Verticais Estratégicas de Priorização para o Desenvolvimento da Região Administrativa de Presidente Prudente”. O trabalho é focado nos seguintes objetivos principais: tornar a região economicamente atrativa, sustentável e com qualidade de vida, um polo de inovação e educação e um modelo de gestão transparente.

Logística reversa

Além do Plano de Desenvolvimento Regional, o Ciesp de Prudente tem atuado em outras áreas que impactam diretamente o cotidiano da indústria e o ambiente de negócios. Um exemplo é o trabalho realizado em parceria com o Instituto Rever para a implementação do sistema de logística reversa, política pública voltada à destinação adequada dos resíduos sólidos gerados pelas cadeias de consumo. "Nossa entidade tem auxiliado seus associados a atenderem às regulamentações legais e se adequarem às exigências. A emissão de um certificado para as empresas que contribuem efetivamente para a logística reversa é uma forma de incentivar a sustentabilidade e o cumprimento das obrigações ambientais", aponta a entidade.

Regionalmente, também teve impacto a conquista jurídica do Ciesp para todo o Estado de São Paulo que garantiu aos associados a isenção da cobrança adicional do licenciamento ambiental emitido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), estabelecida pelo decreto estadual nº 62.973/2017. "Trata-se de ganho importante, porque proporcionou alívio financeiro na emissão e renovação das licenças", aponta. "Todos os exemplos citados demonstram como o Ciesp de Prudente, ao longo de seus 72 anos, tem trabalhado com dedicação e eficácia para o avanço da indústria e o desenvolvimento. Tem sido um dos protagonistas do processo de crescimento econômico da região, exercitando seu inabalável compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria contínua da qualidade da vida", pontua.

Publicidade

Veja também