Itens de proteção amenizam danos da radiação

Calor aumenta entre primavera e verão, seja em dias ensolarados ou nublados; manguitos são os mais procurados

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 20/12/2017
Horário 11:54

Com o calor intenso que está recorrente em Presidente Prudente, os equipamentos de proteção física se tornam necessários aos que trabalham no sol diariamente, como os motociclistas. Protetor solar, bonés, óculos de sol, camisa de manga comprida, manguitos, entre outros, tudo é válido para se proteger da radiação, que aumenta durante essa época do ano, seja em dias ensolarados ou até nublados.

A principal preocupação relacionada à falta de proteção contra o sol é o risco do desenvolvimento de câncer de pele. Segundo a dermatologista Deusita Fernandes Gandia Soares, pessoas com peles claras e que ficam muito tempo expostas ao sol estão mais propensas à doença. A preocupação aumenta por conta da região, que possui um nível de radiação e temperaturas elevadas. Assim, a profissional alerta que todos precisam se proteger da maneira como puderem.

“A partir dos seis meses, as crianças já têm que passar protetor solar, quando forem expostas ao sol. O fator deve ser acima de 30, sendo repassado de 3 a 4 vezes ao dia, ou quando entrar na água e transpirar. O que auxilia muito são os protetores físicos, que fazem uma barreira contra a radiação”, recomenda. Além disso, a dermatologista aconselha que, devido ao horário de verão, o contato com o sol ocorra apenas até às 10h e após as 18h.

Entre os protetores físicos, a inovação são as roupas com protetor solar, inclusive o manguito, que é apontado como o mais comum. Na loja onde atua o vendedor Rafael Nunes Pereira, as mangas de proteção aos braços são as mais vendidas, pois, além de proteger ao sol, “não esquentam e facilita a evaporação do suor”. O vendedor diz que, com o calor intenso, as vendas aumentaram, mas não foi algo significativo, pois a saída do produto ocorre normalmente durante o dia a dia. Relata que os clientes, normalmente, buscam o manguito com o objetivo de evitar o câncer de pele. “Tem muita gente que aparece uma manchinha e já fica preocupado. Eles se preocupam com a saúde e a proteção contra os raios solares”, expõe.

Ao trabalhar como entregador, Anderson Dias, 39 anos, passa o dia inteiro em cima de uma moto. Para tentar diminuir os danos causados pelos raios solares, optou por adquirir um manguito. Conta que a compra foi motivada para evitar que a pele seja queimada e também pela preocupação com a saúde. “A gente que fica o dia inteiro no sol sofre. Quando chega ao fim do dia, sinto a diferença quando não uso as mangas. Além disso, também passo protetor solar todos os dias”, relata.

Publicidade

Veja também