Izaque Silva poderá assumir em Brasília

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 23/11/2016
Horário 08:47


O vereador Izaque José da Silva (PSDB), de Presidente Prudente, está mais próximo de assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a partir de janeiro de 2017. Isso porque, à sua frente restava apenas Pollyana Gama (PPS), quinta suplente da coligação, a qual irá tomar uma vaga hoje, em função da posse do quarto suplente, Roberto Freire (PPS), como novo ministro da Cultura. Conforme a Assessoria de Imprensa do parlamento, considerando o cenário de ontem, Izaque poderá ocupar uma cadeira como substituto no início do ano, quando Bruno Covas (PSDB), que ganhou como vice-prefeito de São Paulo ao lado de João Dória (PSDB), deve assumir também o cargo de secretário de governo do Estado.

Com a posse de Bruno Covas, Mendes Thame (PV), primeiro suplente, vira titular e abre uma nova vaga entre os substitutos. "A citação, no entanto, só pode ser considerada para o dia, pois novos eventos surgem a cada momento. Não podemos afirmar quem vai assumir uma vaga, mas podemos indicar, com base no cenário do dia", informa a Câmara dos Deputados.

Eleito para seu sétimo mandato como vereador de Prudente nas eleições municipais deste ano, Izaque Silva foi candidato a deputado federal no pleito de 2014 e obteve 33.724 votos. Com essa votação, ele conseguiu ficar entre os suplentes de sua coligação, na sexta posição. No entanto, dos cinco suplentes à frente dele, quatro já estavam exercendo a função de deputado substituto: Mendes Thame, Lobbe Neto (PSDB), Marcelo Theodoro de Aguiar (PPS) e Roberto Freire.

A quinta suplente, Pollyana, se candidatou à Prefeitura de Taubaté nas eleições deste ano, obteve 36.006 votos e aparecia como primeira colocada no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Porém, o mais votado na cidade foi Ortiz Júnior, que recebeu 74.589 votos, teve seu registro de candidatura deferido na segunda-feira, por unanimidade, pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). "Em decisão proferida em sede de segundos embargos no processo de pedido de registro, o relator do processo, juiz Luiz Guilherme da Costa Wagner, conheceu e deu efeitos infringentes ao recurso, para deferir o registro de candidatura e, consequentemente, da sua chapa", informa o órgão. Da decisão cabe recurso.

 

Na expectativa

À reportagem, Izaque afirmou que as possibilidades de assumir uma cadeira no parlamento são reais, no entanto, acredita ser importante que a população tenha conhecimento de que, caso ocorra, sua convocação é para um cargo de suplente e não titular. "Caso eu vá para Brasília, será por tempo indeterminado. Pode ser uma semana, um mês, um ano. Mas, pelo tempo que for, vou tentar ajudar no que for possível. A região está carente de representatividade na Câmara dos Deputados", comenta.
Publicidade

Veja também