Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida!

Denise Brunholi, psicóloga

Saúde & Bem Estar - DA REDAÇÃO

Data 14/01/2022
Horário 07:12
Foto: Cedida
Denise: "A gratidão aumenta o bem-estar emocional"
Denise: "A gratidão aumenta o bem-estar emocional"

Neste mês, é promovida a campanha “Janeiro Branco”, que tem o objetivo de alertar a população sobre a saúde mental e emocional humana. A psicóloga Denise Brunholi explica melhor o assunto nesta entrevista que ela concedeu a O Imparcial. Ela fala sobre a campanha, sobre como identificar se tem algum problema, quando é preciso procurar um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra. Munido de informações, você pode ajudar alguém que ama dentro de casa, no círculo de amigos, etc., a sofrer menos! “Eu diria que praticar a gratidão seria muito importante! Porque a gratidão aumenta o bem-estar emocional”, diz ela.

De quem foi a ideia da campanha “Janeiro Branco”?
A campanha foi idealizada pelo psicólogo mineiro, Leonardo Abraão, iniciada em janeiro de 2014, com o propósito de despertar a população sobre os cuidados com a saúde mental e emocional como qualidade de vida. E, desde então, o “Janeiro Branco” vem se consolidando como a maior campanha do mundo em prol da construção da saúde mental da humanidade.  

Qual a importância de iniciar o ano falando sobre saúde mental? 
A saúde mental é um tema a ser abordado sempre, em qualquer época do ano. Precisamos criar uma cultura de saúde mental. E como acontece muito de as pessoas costumeiramente chegarem ao final do ano e fazerem uma autoanálise de tudo que ocorreu, coisas que precisam abandonar, melhorar ou conquistar, janeiro se torna propício para trabalhar este assunto, uma vez que é o início de um novo ano, simboliza um novo ciclo como se fosse uma folha em branco, onde todos têm a oportunidade de fazer diferente, planejar mudanças, estabelecer prioridades e metas a serem conquistadas escrevendo ou reescrevendo suas próprias histórias de vida.

O que significa o conceito de saúde mental e como cuidar do emocional?
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental é um estado de bem-estar, no qual o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses do cotidiano, trabalhar produtivamente, e é capaz de contribuir para a sua comunidade. Para cuidar do emocional é bom praticar atividades físicas, se alimentar adequadamente, ter um tempo reservado para o lazer, ter uma boa noite de sono. Fazer coisas que lhe dão prazer, como uma leitura, ouvir músicas que gosta, conversar com amigos, manter boas relações, relacionamentos, estar próximo de quem ama, ainda que virtualmente.

Como identificar se preciso de um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra?
Para isso é preciso observar os sinais, estar em alerta em relação às mudanças comportamentais, como, por exemplo, querer se isolar, não sair mais de casa, não conversar, não interagir com o seu meio social, com as pessoas ao seu entorno, alterações no sono, apetite, uma tristeza profunda que perdura mais de 15 dias, choros constantes ou reatividade. Qualquer dificuldade em lidar com as emoções ou frustrações é hora de buscar uma ajuda profissional.

Em que a terapia com um profissional ajuda?
Bom, já falamos um pouquinho a respeito disso na pergunta anterior. Entretanto, ressalto que, quando a pessoa começa a ter dificuldades em lidar com as suas emoções, isso começa a interferir na sua qualidade de vida, no seu desempenho no seu dia a dia. Então, o melhor a fazer nestes casos é buscar ajuda de um profissional qualificado, porque a terapia vai ajudar a pessoa a lidar melhor com as suas emoções do dia a dia. 

Por que a necessidade de as pessoas colocarem o cuidado à saúde emocional como prioridade nas metas do ano?
Não só como prioridades nas metas do ano, mas como um objetivo de vida, uma vez que a nossa saúde e bem-estar físico estão intimamente atrelados à saúde mental e emocional. Existem dores, sofrimentos, violências que podem ser impedidas, cuidadas. Quando você cuida das suas emoções, também cuida das suas relações, dos seus relacionamentos. Você cuidando das suas emoções, automaticamente cuida do outro e de toda a humanidade. Tudo aquilo que não se resolve na mente, o corpo transforma em doença. Por isso a necessidade dos cuidados com a saúde mental se tornar uma prioridade, porque quem cuida da mente, cuida da vida!

Que hábitos podem ser adotados no dia a dia para melhorar a saúde mental?
Aliado a tudo que eu já mencionei, como cuidar do corpo, manter boas relações, um sono regular, construir memórias positivas fazendo coisas que lhe dão prazer, bem-estar. Eu diria que praticar a gratidão seria muito importante! Porque a gratidão aumenta o bem-estar emocional. Ajuda a reduzir o sentimento de frustração, de ressentimento, de mágoas. Enfim, aquelas emoções tóxicas que, às vezes, permeiam. A gratidão ajuda a reduzir essas emoções tóxicas.

Quais os malefícios de não receber o devido acompanhamento profissional?
Então, o acompanhamento psicológico auxilia as pessoas no seu processo de autoconhecimento, nas resoluções de conflitos, e a lidarem melhor com suas emoções, podendo evitar assim que a pessoa desenvolva algum tipo de transtorno que possa comprometer a sua saúde, sua integridade física e mental. E é exatamente isso que a campanha “Janeiro Branco” propõe. Que é trabalhar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Ressaltando que o mundo pede pela saúde mental. E todos têm direito a ela.

SAIBA MAIS
Denise Brunholi - psicóloga clínica especialista em saúde emocional, relacionamentos e sexualidade humana.
Redes sociais: @psico_denisebrunholi
Psicóloga Denise Brunholi (PG Facebook)
WhatsApp (18) 99767-4290 para dúvidas e agendamentos.

Publicidade

Veja também