Janeiro, o mês que precisamos realmente nos preparar

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 12/01/2022
Horário 05:00

Seja possível que muitos de nós, por enquanto, ainda não estejamos com as baterias totalmente recarregadas, aliás, para muitos, mesmo que as festas de final de ano ainda marcaram suas passagens, pelo visto o descanso tão merecido não pode acontecer. Assim cria-se uma expectativa que, quando começar o ano, tudo pode se renovar, tudo pode ter o recomeço de uma nova vida. Será isso mesmo?
Para muitos de nós, janeiro é considerado o mês de renovação. O mês, onde procuramos de alguma forma colocar nossas metas e ações em prática. Seja criar uma rotina buscando iniciar alguma atividade física, na busca por um corpo mais saudável. Mudar ou tentar uma reeducação alimentar. Mudar de casa e até se possível mudar de emprego. Baseado nessas iniciativas e tentativas de muitos quererem mudanças, seja possível que a grande maioria nem sequer começou ou tentou algo novo, aliás, mudar aquilo que realmente pretende pode se levar um tempo e exige disciplina. Janeiro verdadeiramente é o mês em que tudo pode acontecer, e acontece, mesmo tudo podendo ser planejado. 
Mas o que nos impõe um certo ritmo de muitas mudanças urgentes, necessárias e rápidas em pleno janeiro é quando nos deparamos com uma gama de contas a serem pagas, e sem muito o que fazer, entramos numa certa ansiedade de que algo poderá não dar certo e assim vem o acúmulo de coisas que nos impede de seguir adiante. Muitos se sentem vazios, imprestáveis, inválidos e diante de situações que o impedem de agir, não tendo uma força interna que os faça fazer de sua vida o seu melhor. Muitos se entregam, se depreciam em situações muito simples de fazer com que a vida tenha realmente um sentido, e assim se entregam de vez. Assim vêm a tristeza, a raiva, o desespero, e de que a vida não tem mais sentido de buscar novas possibilidades. Uma depressão surge...
O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. Um exemplo simples dessa ação funciona mais ou menos assim: pega-se uma folha em branco e começa a escrever tudo aquilo que possa considerar como uma nova mudança de vida.... E baseado nessa campanha, vemos muitos slogans que pregam uma soma de ações que podemos realizar, como: quem cuida da mente cuida da vida... Em pleno século XXI, pensar e agir urgentemente em políticas públicas, e que envolva as empresas, entidades, institutos, universidades, faculdades, escolas, ONG’s e onde mais tiver pessoas. 
Para que ações envolvam rodas de conversas, atividades físicas como um todo de maneira saudável, forma de como agir e fazer com as pessoas que precisam de ajuda sejam realmente atendidas. Saúde e bem-estar de todos precisam urgentemente ser levados muito a sério...
 

Publicidade

Veja também