Jerusa Geber é homenageada após retorno de Paris

Velocista desfilou em carro aberto da Defesa Civil por ruas centrais de Presidente Prudente nesta 6ª-feira juntamente com seu guia Gabriel Garcia e o #TimedaJerusa

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 21/07/2023
Horário 18:39
Foto: Oslaine Silva
Funcionários e populares que aguardavam atendimento aplaudiram os atletas
Funcionários e populares que aguardavam atendimento aplaudiram os atletas

Mais que merecido! Após retornar de Paris, na França, onde bateu dois recordes nos 100 m (11s86) e nos 200m (24s63) e fez a melhor marca de sua vida também no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, nesta sexta-feira, a atleta Jerusa Geber dos Santos, ouro nos 100 m (metros) e 200 m, juntamente com seu guia Gabriel dos Santos Garcia, desfilaram em carro aberto da Defesa Civil acompanhado do Corpo de Bombeiros saindo do prédio da corporação, posto Louvandini, na Avenida Coronel Marcondes, seguindo pela Rui Barbosa até a Avenida Brasil, Dr. Gurgel, Coronel Marcondes novamente até a Prefeitura onde foram recepcionados na rampa pelo prefeito Ed Thomas (sem partido), por funcionários e público que aguardava atendimento no local.

Feliz com a homenagem, Jerusa diz que fica sem palavras e só tem a agradecer por toda a torcida do povo prudentino, de sua família e amigos que são os que acabam motivando muito na hora de uma prova.

“Fiquei muito feliz com os resultados impressionantes que tivemos e confesso que até me surpreendi nos 200 m que não é nossa prova, e sim a segunda opção. Nem acreditei quando cruzei a linha de chegada. Perguntei ao Gabriel, como sempre faço, quem tinha vencido. E quando ele disse que fomos nós eu vibrei e comemorei muito. Foi mágico!”, exclama a paratleta bicampeã mundial.

Jerusa destaca que já conquistaram muita coisa juntos e que aquela tristeza em Tóquio, em 2021, com a cordinha arrebentando já é passado e agora é só alegria e mais conquistas. “Mas para a nossa coleção de medalhas ainda falta sim o ouro das Paralimpíadas que nos foi tirada em Tóquio. Porque sem dúvida teríamos conseguido se aquela cordinha não tivesse quebrado. Continuaremos lutando para chegar lá”, garante a velocista.

 

GRATIDÃO AO CRIADOR

Luiz Henrique Barboza da Silva, o treinador, esposo e amigo que é quem está à frente e atrás de tudo que acontece com Jerusa e Gabriel antes das competições, durante a preparação dos atletas, é antes de mais nada um homem. “Nos unimos em prol de um sonho, de um objetivo e o Criador tem sido muito bom com todos nós dando sabedoria, força para lutar, tudo que a gente precisa. Às vezes o mundo diz não, mas o Pai diz sim e vamos avançando. E é o que estamos fazendo nesse processo do atletismo e conquistando cada vez mais resultados precisos que até confunde pessoas que não entendem como tanto resultados bons. Então atribuímos tudo à bondade do Criador para conosco. O mais importante é ter Ele em primeiro lugar com a gente. É o que move o Time da Jerusa!”, exclama Luiz Henrique.

 

UM ANJO GUIA

Gabriel que começou a ser guia em 2016, na final da Rio 2016, e depois a equipe agregou com o #TimedaJerusa, diz que nunca tiveram muito suporte, principalmente agora que estão sem pista para treinar, que estão fazendo no concreto, o que para um atleta de alto rendimento é muito difícil, muito impacto, força nas pernas. Contudo, fazem o que fazem com e por muito amor.

Segundo ele, o amor que têm pelo esporte faz com que aproveitem cada oportunidade dentro da pista, até mesmo em competição para não errar e chegar onde estão. “E ter o que temos, missão cumprida. Ainda falta uma medalha para fecharmos o ciclo que é o ouro nas Paralimpíadas. Mas trabalharemos muito para chegar lá e finalizar com mais essa medalha.

Independente de onde estiverem ele diz que sempre fará e dará o seu melhor para a Jerusa brilhar. Só tenho a agradecer ao Criador por me dar sabedoria de poder acreditar em mim, no time e poder colocar em nosso coração primeiro aquela sensação de ter a medalha de ouro e depois que conseguir, ajoelhar e agradecer. Essa é a melhor sensação!”, exclama o anjo guia Gabriel,

Gabriel se torna os olhos de Jerusa. São duas pessoas em uma única conexão em busca de um objetivo. “Quando eu comecei a guiar a Jerusa eu disse que seria um guia que lhe daria tudo que ela queria, que são as quatro medalhas de ouro e o recorde mundial. E falta só a das Paralimpíadas. Tento orientá-la tanto fora quanto dentro das pistas. E me sinto muito feliz por ser de certa forma os olhos dela. O anjo que faz ela que é uma estrela brilhar”, acentua Gabriel.

 

COM A DEFICIÊNCIA ELA

BUSCOU A EFICIÊNCIA

“A Jerusa hoje é a foto maior de Prudente para o mundo!”, exalta o prefeito Ed Thomas (sem partido). Ele enaltece a representação da atleta para Presidente Prudente, cidade que ela adotou como sua. Conforme o chefe do Executivo Jerusa já deu mais do que o município ofereceu a ela.

“A Jerusa tem oferecido uma foto da cidade que não é apenas do município, mas do país para o mundo. Sua superação, a capacidade são exemplos de não desistir. Que a gente tem que buscar todos os dias e vencer os desafios. Com a deficiência ela buscou a eficiência. Ela nos emociona, nos dá força para continuar”, denota Ed.

Ele lembra a narração dos 100 m, dos 200 que não é uma especialidade de Jerusa que o emocionou demais. Então essa saudação a ela é para mostrar à cidade através da informação que Prudente tem sim uma formação grandiosa de atletas, em especial do atletismo. “Temos um número expressivo de medalhas olímpicas e a maior medalhista do país, nossa Jerusa que é sempre notícia boa”, enfatiza o prefeito.

 

“FIQUEI MUITO FELIZ COM OS RESULTADOS IMPRESSIONANTES QUE TIVEMOS E CONFESSO QUE ATÉ ME SURPREENDI NOS 200 M QUE NÃO É NOSSA PROVA, E SIM A SEGUNDA OPÇÃO. NEM ACREDITEI QUANDO CRUZEI A LINHA DE CHEGADA. FOI MÁGICO!”

Jerusa Geber

 

 

 

 

Publicidade

Veja também