João Bosco e Vinícius revisitam suas origens em "Estrada de Chão”

Disco vem com canções que moldaram carreira da dupla e participações de ídolos consagrados no sertanejo

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 27/05/2015
Horário 09:36
 

 


"João Bosco & Vinicius e seus ídolos – Estrada de Chão". Esse é o novo trabalho de uma das duplas mais requisitadas do Brasil. O álbum faz uma visita mais que especial às origens dos cantores, com músicas que moldaram sua carreira e a participação de grandes nomes do sertanejo. O projeto conta com 15 faixas e intérpretes, consagrados, como: Zezé di Camargo & Luciano; Chitãozinho & Xororó; Sérgio Reis; Bruno & Marrone; Leonardo; Matogrosso & Mathias; Cézar & Paulinho; Rionegro & Solimões; Chico Rey & Paraná; Roberta Miranda; Felipe & Falcão; Marciano; e Alan & Alladin.

João Bosco & Vinicius dá boas vindas aos amigos na primeira faixa com "Tempo ao Tempo", uma canção própria da dupla. E o que vem a seguir é simplesmente um dream team da música do campo brasileiro.

De acordo com João Bosco, "Amiga linda", faixa bônus, já caiu no gosto dos fãs que estão curtindo pra valer. "Chega um momento em que o artista faz um balanço de sua carreira e sente a necessidade de revisitar lugares bons que conheceu. E a maioria das pessoas que acompanha nosso trabalho sabe que estamos envolvidos nesse projeto há muito tempo. Uma coisa é cantarmos músicas dos nossos ídolos, outra é poder estar com eles", exclama o sertanejo.

O cantor fala que em 2010, a dupla foi convidada para participar do show de 40 anos de Chitãozinho & Xororó, e ali viram que esse era o caminho para uma nova experiência. O fato de levar três anos para sua conclusão se deu pela agenda corrida de todos os participantes.

"Está lindo! Valeu a pena esses anos em que nos dedicamos, cumprindo ainda com lançamento de inéditas. Até então enxergávamos como um projeto paralelo, mas Deus foi tão bom que a gravadora o viu como algo de nossa carreira. No iTunes, já é o quinto mais vendido e no geral o terceiro", frisa.

João Bosco comenta que está realmente sendo prazeroso, pois embora não seja novidade para artistas lançarem duetos, este em particular não traz músicas clichês, mas sim do repertório dos artistas, com cara de inéditas.

Falando do cenário sertanejo no Brasil, João Bosco é enfático: "A música só se tornou o sucesso que é pelo fato de nos vermos como família. O sol nasceu pra todos e o país consome esse estilo. Dinheiro tem no mercado e quem vai pegar é quem trabalhar... É o que fazemos. Trabalhamos e neste tem música boa, projeto de qualidade visando a longevidade, porque quem muito olha o trabalho do outro não executa o seu".

 

Túnel do tempo

Ele recorda que na época dos barzinhos, ouviam e esmiuçavam um disco todinho e escolhiam a que melhor casava com suas vozes para cantarem. E os que estão neste projeto fizeram parte dessa etapa de oito anos da carreira da dupla ainda em solo matogrossense.

O respeito pela obra que desfila em "Estrada de Chão" fica evidente na forma como foi mantido o máximo dos arranjos originais. Obviamente que com pitadas dos ingredientes que tornou os garotos de apenas 12 e 13 anos de idade, quando começaram, expoentes no cenário sertanejo, hoje, 22 anos de carreira.

"Criamos dois shows para este trabalho. Um voltado para eventos de massa e outro para ações menores. No segundo semestre, aproveitando o gancho desse projeto, lançaremos um show mais intimista, com menos ‘parafernália’, com os grandes sucessos da nossa  carreira", adianta.

 

Repertório

Zezé di Camargo & Luciano abre as participações com "Me Leva Pra Casa", na sequência Chitãozinho & Xororó em "Será Que Eu Sou", seguido por Sérgio Reis com a música que dá título ao álbum, e segue com Bruno & Marrone em "Vida Pelo Avesso".

Leonardo entra em seguida com "A Rotina" ("Fim de Semana"). Matogrosso e Mathias dividem os microfones em "Ponto de Chegada", Cézar e Paulinho seguem em "Você é Tudo que Pedi a Deus" e Rionegro e Solimões agraciam com a clássica "Trem Bão".

Bem presente, a contribuição impecável de Chico Rey e Paraná está "Em Algum Lugar do Passado", quando Roberta Miranda faz o contraponto vocal doce "Esperando Você Chegar". Felipe e Falcão cravam "Hoje Não é Nosso Dia" e Marciano vai na toada de "As Paredes Azuis".

Leonardo entra em cena mais uma vez e convida Alan e Alladin pra não esquecer que "Liguei para Dizer que te Amo". E João Bosco e Vinícius fecham com chave de ouro com mais duas originais, "Morena Linda do Mato Grosso", onde adulam as belezas da terra de origem, e "Amiga Linda".

Com tantos componentes, o resumo do trabalho vem na frase de João Bosco sobre a expectativa com este disco. "Revisitar nossa carreira desde a origem com a participação das pessoas que foram responsáveis por essa é simplesmente a realização de um sonho. Quando saímos do Mato Grosso do Sul, Presidente Prudente foi uma das primeiras cidades que nos acolheu. Que em breve possamos levar nosso novo show para esse povo tão encantador", anseia o sertanejo.

 
Publicidade

Veja também