Jorge Forbes reúne mais de 400 pessoas em conferências

Reconhecido internacionalmente e ganhador de diversos prêmios da área, psicanalista promoveu 3 eventos na cidade, sexta e sábado

PRUDENTE - Da Redação

Data 08/10/2018
Horário 16:05
Cedida - Durante a primeira palestra, no Matarazzo, Forbes abordou o tema “Liderando em TerraDois”
Cedida - Durante a primeira palestra, no Matarazzo, Forbes abordou o tema “Liderando em TerraDois”

O Centro de Estudos Psicanalíticos Motiva idealizou uma série de eventos para a psicanálise e psicologia prudentina, com a vinda do psicanalista Jorge Forbes. Reconhecido internacionalmente e ganhador de diversos prêmios da área, ele promoveu três conferências na sexta-feira e sábado, em Presidente Prudente.

Com presença de cerca de 300 convidados, Forbes proferiu a palestra “Liderando em TerraDois” no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo, na primeira noite. Ele iniciou fazendo apontamentos sobre a diferença entre TerraUm e TerraDois, onde do nascer ao morrer tudo muda. “A engenharia genética permite a manipulação de genes. A imbricação tecnológica mudou a forma de educar. O amor é mais subjetivado, não se ama como nos séculos passados. Hoje, trabalhamos três mais vezes que antes. Será que vamos nos aposentar?”. Para ele, não, pois o ser humano pode ultrapassar os 100 anos no TerraDois. E a morte, que traz debates sobre eutanásia cada vez mais frequente.

Conforme explica, o espaço da mulher em TerraDois também é imenso. “A pós-modernidade traz para o sexo feminino a diversidade, a flexibilidade e a criatividade. O mundo moderno, verticalizado, era feito para os homens. No mundo pós-moderno, horizontalizado, as mulheres sentem-se mais em casa e os homens tem mais dificuldades”.

E, por fim, tratou da liderança em TerraDois. De acordo com Forbes, o líder pós-moderno compartilha, é horizontal (como sua organização), atribui responsabilidades, é ético e convive com as ambiguidades, por exemplo. "Podemos mais do que queremos", afirmou, para quem homem e máquina se complementam em uma abordagem transumanista.

Já no sábado, pela manhã, proferiu uma palestra intimista no Centro de Estudos Psicanalíticos da Motiva, exclusiva para profissionais da área, onde tratou do tema “A clínica além do Édipo: Freud não explica, implica”. Durante o bate-papo, fez um panorama histórico e clínico sobre a etimologia lacaniana.

À tarde, esteve na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) para a palestra “Nada mais é o que dantes era”, onde tratou sobre o TerraDois e clínicas de Jacques Lacan. A oportunidade também marcou a comemoração dos 15 anos da Sociedade Livres Pensadores e reuniu cerca de 100 pessoas.

As gestoras da Motiva, Cristiane Mezas Madeira e Rosangela Zamineli, avaliam a vinda de Forbes como “um momento histórico e importante na formação de profissionais que atuam nas áreas da psicologia, psicanálise e psiquiatria, bem como líderes e formadores de opinião a refletirem sobre esse novo momento do mundo contemporâneo”.

Com Assessoria de Imprensa

 

 

 

Publicidade

Veja também