Jornal e Prefeitura renovam convênio por 2 anos

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 19/03/2016
Horário 08:46
 

Uma iniciativa que contribui para a formação social das crianças, por meio de uma ferramenta de comunicação que envolve alunos, educadores e, até mesmos, os pais dos pequenos. Estas são algumas das características que compõem o programa O Imparcial na Escola, realizado em Presidente Prudente por esta folha. A iniciativa tem a Prefeitura como parceira desde 2011. Na manhã de ontem, no gabinete do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), houve a assinatura do termo de convênio, renovando as ações por mais dois anos.

Em comum, os presentes na cerimônia – representantes do Executivo e do jornal – compartilharam o sentimento de alegria e satisfação do ato. Além disso, ressaltaram a importância do projeto no aprendizado e estímulo educacional que as atividades propagadas por meio da informação acarretam ao corpo estudantil. A assinatura ainda contou com a presença de alunas do programa Cidadescola que, regidas pelo maestro Luiz Antônio Peres Filho, Luizão, "brindaram" os presentes com apresentações de músicas ao som de violinos e violões.

Jornal O Imparcial Convênio entre O Imparcial e a Prefeitura de Prudente foi renovado ontem, na Prefeitura

O projeto consiste na distribuição gratuita e diária de exemplares de O Imparcial a 31 escolas de ensino fundamental do município, onde crianças de 6 a 10 anos realizam atividades a partir das informações veiculadas no jornal. Além disso, capacitações são promovidas periodicamente com os educadores da rede para que levem o jornal para sala de aula.

De acordo com gestora da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Ondina Barbosa Gerbasi, o projeto abrange os 11 mil alunos desta etapa de ensino, que pertencem às instituições municipais de educação. A secretária frisa que o projeto enriquece o aprendizado do estudante, visto que além das disciplinas que compõem o período, ainda têm as ações e debates complementares, com as abordagens por meio das informações. "Há envolvimento nos assuntos que fazem parte da sociedade, desde pequenos", menciona.

 

Ensino e comunicação

Associar um canal de comunicação aprimorando o ensino e abordando a conscientização, assim se constituem as intenções de O Imparcial na Escola, conforme mencionado pelos presentes durante a assinatura do convênio. Para o prefeito Tupã, a iniciativa "é fundamental", que fomenta o conhecimento das crianças. "A Prefeitura precisa destas parcerias para ampliar seu trabalho, ampliar a qualidade de seus serviços. O tempo do prefeito tem validade. Deixar estes legados aos próximos governantes é fundamental", menciona Tupã. Como assuntos atuais e que fazem parte do cenário social são abordados, como, por exemplo, o combate à dengue, o chefe do Executivo relata o papel preventivo e social que o programa propicia.

Também assinando a renovação do convênio, o diretor de O Imparcial, Deodato da Silva, frisa que o projeto contribui com o aprendizado das crianças "através do ensino por meio da informação". Além disso, ressalta o envolvimento do corpo educacional e dos pais dos alunos na proposta. "Interação que tem abrangido todos", expõe.

"Temos certeza que teremos cidadãos mais críticos e com uma visão diferenciada das problemáticas cotidianas", analisa o editor-executivo de O Imparcial, Leandro Nigre. O jornalista, que coordena as ações do programa socioeducativo, diz que, pelo retorno das crianças e dos educadores, por meio da troca de experiências e relatórios de atividades entregues, é possível afirmar que "a iniciativa atinge seus objetivos".

Para este ano, Leandro Nigre cita que na proposta de trabalho constam capacitações, ministradas por ele, aos educadores que ainda não desenvolvem a iniciativa, bem como experiências mais aprofundadas com os que já tiveram contato com o projeto. Entre elas, a formação para produção de jornal escolar nas unidades de ensino. Entre as temáticas previstas para estes periódicos estão abordagens acerca de um dos  assuntos mais debatidos do momento: a conscientização e combate ao Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika vírus.
Publicidade

Veja também