Jornalista formado em Prudente está em estado grave, após ser baleado durante assalto em SP

Caso ocorreu na Vila Dalva, no domingo; Egberto Caliani foi encaminhado para o Hospital Universitário da USP e precisou ser transferido ao Hospital das Clínicas, onde passou por duas cirurgias

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/08/2022
Horário 18:48
Foto: Reprodução/Instagram
Egberto Caliani está em estado grave na UTI do Hospital das Clínicas da USP
Egberto Caliani está em estado grave na UTI do Hospital das Clínicas da USP

O jornalista e professor Egberto Caliani está em estado grave, após ser baleado no rosto durante um assalto na Vila Dalva, em São Paulo, na noite de domingo. Segundo informações apuradas pela jornalista Simone Machado ao portal UOL, Egberto foi encaminhado para o Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo) e, posteriormente, transferido ao Hospital das Clínicas da USP, onde passou por duas cirurgias. 
A SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), por meio de nota, informou que “o caso é investigado por meio de inquérito policial pelo 51º DP [Rio Pequeno]”, comunica. “A autoridade policial adotou todas as providências de polícia judiciária pertinentes e trabalha para identificar e prender os autores. Detalhes serão preservados para garantir a autonomia ao trabalho policial”, relata a pasta. 

Formado em Prudente

Egberto é natural de Campinas (SP) e formou-se em Jornalismo em 2004 na então Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), hoje, Escola de Comunicação & Estratégias Digitais da Unoeste. Como jornalista, passou pela Record TV Paulista, Record TV Belém, TV Liberal (afiliada Rede Globo), SBT Interior e, por último, Record TV Rio Preto. Em 2018, Egberto formou-se como professor de Português através da Fiar (Faculdades Integradas de Ariquemes), passou a lecionar na rede pública de ensino do Estado de São Paulo e, também, militar pela educação e pelos direitos LGBTQIA+ por meio do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade).

Indignação

O jornalista e professor da Escola de Comunicação de Unoeste, Homéro Ferreira, narra que recebeu a notícia do caso com muita indignação. “Como pode alguém cometer esse tipo de crime de extrema violência contra uma pessoa do bem, de bom relacionamento com as pessoas, com comportamento pessoal e profissional voltado para a valorização humana?”, indigna-se. 
Homero lembra que, nos tempos de Facopp, Egberto era um aluno interessado, dedicado e educado e mudou-se para Presidente Prudente por causa do trabalho do pai, dr. Caliani, que era médico do então HU (Hospital Universitário), atual HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. “Veja que relação triste: veio a Prudente estudar por causa do trabalho do pai em Hospital Universitário da Unoeste e agora está lutando pela vida no Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo. As nossas orações são para que ele se recupere 100%”. 
A também jornalista e professora da Toledo Prudente Centro Universitário, Lêda Márcia Litholdo, revela que tomou um susto muito grande ao ver a notícia na televisão. “É um sentimento muito ruim. Ficou uma angústia dentro de mim”, conta ela, que relembra a convivência com Egberto, quando era professora na Facopp. “A lembrança que tenho dele é daquele aluno participativo, que tudo queria saber e questionava. Um aluno que o professor gosta. Um aluno que eu sentia que a vida pulsava nele e pulsava com força”, lembra Lêda. “Estou muito triste com este acontecimento. Estou rezando para que ele se recupere e volte a sua vida”. 

Foto: Instagram/Reprodução

Egberto formou-se em Jornalismo em Prudente 

Publicidade

Veja também