Jornalista prudentino disputa maratona de 42 km em Portugal

EMPENHO Com treinamentos reduzidos a 25% do habitual, Sinomar Calmona embarca em busca de “diversão"

Esportes - MELLINA DOMINATO

Data 03/11/2016
Horário 09:56


"Corrida é um esporte que eu amo e ainda garantia de muita diversão". É assim que Sinomar Calmona, 57 anos, jornalista de O Imparcial, define o esporte que pratica em meio à preparação para mais uma maratona, desta vez a de Portugal. No domingo, entre outros 6 mil inscritos, o colunista deste diário enfrenta 42 km (quilômetros) na 13ª edição da Maratona de Porto, com o objetivo de finalizar a prova em tempo abaixo de 4 horas. Até lá, os treinamentos ficam reduzidos a 25% do que executa cotidianamente.

Jornal O Imparcial Sinomar correu na prova do Atacama, o deserto mais árido do mundo

"Treino corrida cinco vezes por semana, durante as manhãs, a partir das 5h30. Faço treinos técnicos com o experiente treinador Eliseu Sena há nove anos e sigo criteriosamente sua planilha, que tem exercícios pliométricos, rampas, rodagens durante a semana de 10 a 15 km e, aos sábados, o ‘longão’ de 21 a 30 km", explica Sinomar.

Com embarque marcado para hoje, às 21h30, conta que quer superar o seu melhor tempo em maratona até o momento, de 4h11m. "Nessa prova espero fazer Sub4, ou seja, abaixo de 4 horas", frisa. Pontua que, nesta semana, realizou uma fase chamada de polimento, na qual os treinos praticamente são reduzidos a 25%. "Como o treinador Eliseu diz: ‘você já fez o que tinha que treinar, então, agora é descansar e se preparar para a corrida’", lembra.

 

Currículo


Hoje, aos 57 anos, o jornalista carrega no currículo participações em 30 provas de 10 km, 18 meias maratonas (21 km) e domingo espera completar sua sexta maratona. Em novembro de 2014 estreou nas longas distâncias, disputando a prova mais difícil da América do Sul, a Montain do Deserto do Atacama, o deserto mais árido do mundo, no norte do Chile. Em maio de 2015, completou a "Maratona do Fim do Mundo", em Ushuaia, na Argentina, e em novembro do mesmo ano, finalizou a maratona de Instambul, na Turquia. Este ano correu as duas maratonas de São Paulo, em abril e julho.

 

Inscritos


A 13ª edição da maior maratona portuguesa já conta com mais de 6 mil inscritos apenas para os 42.195 km da maratona. A expectativa da organização, segundo o portal eletrônico do evento, é de que o número de "terminadores" ultrapasse, pela primeira vez no Porto e em Portugal, a significativa marca dos 5 mil.

 
Publicidade

Veja também