Jovens do Projeto Aprendiz de Quatá ganham espaço no mercado de trabalho

Proaq prepara jovens com idades entre 14 e 24 anos e tem apoio de estabelecimentos comerciais da cidade

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 21/03/2023
Horário 07:12
Foto: Cedida
Jovens do Programa Aprendiz de Quatá que trabalham no comércio local
Jovens do Programa Aprendiz de Quatá que trabalham no comércio local

Após treinamentos e aulas realizadas em 2022 no Centro Comunitário Urbano “Padre Alfeu Picardi” de Quatá, jovens e adolescentes que fazem parte do Proaq (Projeto Aprendiz de Quatá) têm a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho. Em apoio ao Proaq, comerciantes da cidade já estão contratando os futuros profissionais. 
Nesses primeiros meses de 2023, sete jovens foram contratados por estabelecimentos comerciais de Quatá. O Supermercado Casa Valejo contratou Nathan Carvalho Gomes e Pedro Ricardo Alvarenga de Oliveira; na Copercon está trabalhando Lucas dos Santos Simão Custódio; e o Supermercado Fred conta com o trabalho de Luciano de Oliveira Costa Junior, Bianca Ieger, Geovana Vitória Lopes e Caik Gabriel Barbosa. 
De acordo com a coordenadora do Centro Comunitário Urbano “Padre Alfeu Picardi”, Cintia Gonçalves Silveira, os contratados foram muito bem acolhidos pelos proprietários e toda a equipe dos estabelecimentos. 

Projeto Aprendiz

O Projeto Aprendiz de Quatá é resultado de uma lei instituída há mais de 20 anos pela federação e visa estimular empresas em várias categorias a contratar jovens de 14 a 24 anos, e pessoas com algum tipo de deficiência, para trabalhar e ter suporte didático ao cargo exercido.
A Prefeitura, através do Centro Comunitário, deu início ao Projeto Aprendiz em maio de 2022, com a participação de 40 aprendizes, que ainda estão passando por processo de aprendizagem e aulas preparatórias para poderem preencher vagas de trabalho. Os melhores farão testes nas empresas com vagas abertas, e as mesmas serão responsáveis pela seleção e contratação.
De acordo com a Prefeitura, o jovem que participa do programa tem a possibilidade de desenvolver seu lado profissional, moldar suas competências e exercer uma profissão.
A administração ressalta que a capacitação do jovem para o mercado de trabalho é um compromisso do Centro Comunitário e garantido pelo mesmo, porém, o jovem deve estar em dia com seus estudos e notas escolares para sua permanência no projeto.
O Proaq é uma realização da Prefeitura e Câmara de Quatá, em parceria com o Centro Comunitário Urbano “Padre Alfeu Picardi”, e apoio do comércio. 

Publicidade

Veja também