Judeus no Irã

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do favo e da fava

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 24/10/2023
Horário 05:30

Mais de 50 mil judeus vivem no Irã e, por falar nisso, os judeus estão há mais de 13 séculos nesse país do Oriente Médio, região onde a cuíca ronca forte na atualidade e preocupa o mundo. Os judeus iranianos - ou iranianos judeus - convivem muito bem com os iranianos muçulmanos e de outras religiões.
Não é surpreendente essa convivência pacífica entre judeus e iranianos logo no Irã, tão estigmatizado pelo tio Satã? Pelo menos até agora nunca houve conflitos ou qualquer arranca-rabo entre eles, que, repito, coabitam pacificamente um país majoritariamente muçulmano. Um exemplo para o mundo.
Há mais de 250 sinagogas em Teerã e, ao que se sabe, nenhum templo foi atacado desde que os judeus se estabeleceram no Irã. Nunca li ou ouvi dizer que houve ataque a sinagogas por lá. Portanto, sem intolerância religiosa, ao contrário do Brasil, onde terreiros de Umbanda e de Candomblé já foram destruídos por traficantes, que ameaçaram de morte mães e pais de santo.
Judeus iranianos não estão nem aí com Israel, ainda mais com esse Israel hoje comandado pelo sionismo internacional com o beneplácito do Zé Bidê, o gagá que é presifake dos EUA. Perguntem a algum judeu iraniano se ele quer emigrar para Israel. A resposta será um sonoro não. Ao que parece, há judeus do Irã que nunca visitaram Israel. Devem fazer turismo em outros países, como é óbvio. 
Enquanto isso, a guerra entre Israel e Palestina - e não entre Israel e Hamas, como diz a "Grande Emprença" - teima em não sair do noticiário. Mais de 5 mil mortos até agora, entre os quais pelo menos 2 mil crianças palestinas. Vai ver Bibi Cramulhão é o novo Herodes e a gente ainda não sabia disso. Não é um banho de sangue. É um mar de sangue, principalmente de sangue infanto-juvenil. Parem esse monstro! 

DROPS

Faça amor, não faça a guerra.
(filosofia hippie nos anos 60)

 Fábricas de armas geram milhões de empregos. Nos EUA.

Quem passa pano ou é vacilão ou faxineira.

EE.UU sou o xerife do mundo e estamos conversados.

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas na Cohab. Av. Ana Jacinta, 1.663
 

Publicidade

Veja também