Jurados do "Show de Calouros"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 17/01/2023
Horário 06:40

Um dos quadros mais lembrados do Programa Silvio Santos era o “Show de Calouros”, um show de variedades apresentado por Silvio, onde apareciam cantores, circenses, dubladores, transformistas, bailarinas infantis que eram submetidos à avaliação dos jurados. Tendo estreado ainda na TV Tupi em 1977, o quadro se estendeu até 1996 no SBT, com inúmeros jurados que marcaram época. Nos primeiros anos, os mais famosos eram José Fernandes, um rigoroso senhor que vivia apertando a buzina, função esta que depois ficou delegada para a cantora Aracy de Almeida sempre com cara enfezada, mas amada pelo público (Dá dez pau pra ele!). Pedro de Lara era o chato resmungão que achava tudo péssimo e criticava com seu mau humor de costume e suas histórias rocambolescas. Décio Piccinini, Sérgio Mallandro, o casal Wagner Montes e Sônia Lima, os jornalistas Leão Lobo e Nelson Rubens, a bailarina Flor e Mara Maravilha eram alguns dos mais frequentes. Elke Maravilha também se incorporou ao quadro após a morte de Chacrinha e vários outros nomes famosos passaram por lá, como Luís Ricardo, Mamma Bruschetta, Jacinto Figueira Júnior (“O Homem do Sapato Branco”) e a cantora Sylvinha Araújo. A entrada no palco era ao som da música “Coisa Nossa”: “Aracy de Almeida... é coisa nossa. Aracy de Almeida é coisa nossa. Mas o que vai vai, mas o que vai vem”. Tempos de leveza. 
    
“A idade dos telômeros”

Uma das grandes indagações sobre o envelhecer é quando nos deparamos com pessoas de idades próximas e muito diferentes entre si: umas parecem esbanjar saúde, vigor e mais jovialidade, enquanto outras se demonstram debilitadas, frágeis e envelhecidas. A ciência tem demonstrado a cada dia que o padrão de envelhecimento de uma pessoa sofre a influência de um conjunto de fatores determinados por seus genes, ambientes, estilos de vida e relações sociais. Mesmo que você nasça com um conjunto de genes favoráveis à durabilidade e longevidade, as ações que você comete e o tempero que você dá a cada uma delas parecem ser determinantes na expressão desses genes. Lá na profundidade de nossas células, os cromossomos são as estruturas que compõem os nossos códigos genéticos individuais; e a extremidade desses cromossomos, as populares pontinhas deles, são os chamados telômeros. Existe um processo natural de encurtamento dos telômeros, a cada divisão celular, e, portanto, telômeros curtos são sinônimos de telômeros envelhecidos: o encurtamento dos telômeros é uma indicativa direta da menor longevidade de um indivíduo. Embora se saiba, que parte deste encurtamento natural dos telômeros seja decorrente da própria questão genética, muitos fatores têm se mostrado como adjuvantes: como poluição, radiações ionizantes, radicais livres, mas recentemente cientistas têm demonstrado que comportamentos podem ser agravantes do encurtamento dos telômeros. O perfil psicológico de hostilidade cínica parece estar relacionado com maior predisposição a este encurtamento e consequente impacto na longevidade. Sentimentos frequentes de raiva, pensamentos negativos sobre as outras pessoas, fervilhar de raiva em questões cotidianas compõem este perfil hostil. Além dos hostis cínicos, os outros dois grupos relacionados com encurtamento foram os pessimistas (segundo lugar) e os que ficam remoendo emoções negativas (terceiro). Seja hostil, cínico, pessimista e ressentido que você partiu para o encurtamento de seus telômeros. 

Dica da Semana

CD & Música

Aldir Blanc Inédito:
Gravadora Biscoito Fino. O grande compositor Aldir Blanc (1946-2020) teve 12 músicas inéditas gravadas por diversos intérpretes que o homenageiam, dentre eles: João Bosco (“Agora sou Diretoria”), Maria Bethânia (“Palácio de Lágrimas”), Alexandre Nero (“Virulência”) e Chico Buarque (“Voo Cego”). 


 

Publicidade

Veja também