Justiça diploma eleitos em 2 cidades da região

Luccas e Nadinho deixaram a prisão na noite de anteontem e foram certificados sob gritos e aplausos de eleitores bernardenses

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 15/12/2016
Horário 07:57


Sob gritos e aplausos, Luccas Inague Rodrigues e Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo, ambos do PP, eleitos prefeito e vice de Presidente Bernardes, respectivamente, nas últimas eleições municipais, foram diplomados na tarde de ontem, na Câmara Municipal. Ambos deixaram a cadeia pública de Presidente Venceslau no início da noite de terça-feira, depois que a Justiça revogou suas prisões. Na mesma cerimônia, que teve o plenário lotado, receberam seus diplomas os nove vereadores escolhidos nas urnas em Bernardes, além dos eleitos em Emilianópolis, para o próximo mandato.

"Hoje é uma data de alento à população. O começo de um novo ciclo sempre traz esperanças renovadas. Muito mais do que um cargo, vocês receberam uma procuração da população para que falem e ajam em seus nomes", disse o juiz eleitoral Vinícius Peretti Giongo, aos políticos presentes na cerimônia, antes de efetuar a entrega dos diplomas ao lado do chefe do cartório da 165ª ZE (Zona Eleitoral), José Wellington Henrique.

Jornal O Imparcial Sob gritos e aplausos, Luccas Inague Rodrigues e Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo, ambos do PP, eleitos prefeito e vice de Presidente Bernardes

Após o discurso, os nove vereadores eleitos em Emilianópolis, bem como o futuro prefeito, João Batista Amaral, João Agrônomo (PTB), e o vice Marcos Roberto Message de Oliveira, Professor Marquinhos (PTB), receberam seus certificados. Ambos receberam 1.367 votos, 58,92% dos válidos. Na sequência, os contemplados foram os nove parlamentares municipais de Bernardes, além de Luccas e Reginaldo.

José Wellington explica que a saída dos eleitos em Bernardes da cadeia foi por determinação judicial. "Atendendo um pedido dos advogados de defesa feito nos autos, houve a revogação da prisão preventiva determinada pelo juiz eleitoral, a qual havia sido decretada em inquérito policial. A posse ocorre normalmente no dia 1º de janeiro", esclarece.

"Agradecemos a presença de todos e seguimos acreditando na Justiça. Vamos aguardar a decisão judicial para depois poder falar", comentou Luccas à imprensa, após a diplomação. "Estamos com a consciência tranquila e vamos aguardar a decisão da Justiça", complementou Nadinho.

 

Apoio


Durante a diplomação dos vereadores de Bernardes, os aplausos dos eleitores presentes na cerimônia se intensificaram. No entanto, no momento em que Luccas e Nadinho foram chamados para receber seus diplomas, estes foram ovacionados. Aplausos e gritos tomaram conta do plenário, sendo que fogos de artifício anunciavam a festa do lado de fora da Câmara. O comerciante Ademir Távora, 52 anos, era um dos que foram dar apoio aos eleitos. "Tenho certeza que não cometeram nenhum crime. A investigação partiu de denúncias infundadas. A diplomação é justa, pois eles foram eleitos pelo povo. São bons homens, pais de família, profissionais que trabalham pelo povo de Bernardes", expõe.

O aposentado Raimundo Ferreira, 62 anos, e a esposa Renata Mioto, 26 anos, também foram acompanhar de perto a diplomação dos investigados. "Isso é tudo briga política, é briga pelo poder. Viemos demonstrar nosso apoio", relata.

 

Investigação


Como noticiado neste diário, Luccas e Nadinho foram presos em uma operação da Polícia Civil, na manhã de sábado. Na data, os políticos, acusados de coagir testemunhas do inquérito policial que investiga suposta prática de crime eleitoral durante a campanha deste ano, foram encaminhados para a cadeia de Venceslau. Na segunda-feira, ambos participaram de uma audiência de instrução no Fórum local, onde foram ouvidas 11 testemunhas do processo no qual também são investigados.

No caso da ação em andamento na Justiça Eleitoral, os autos foram encaminhados para vista do Ministério Público Eleitoral - que pede a cassação do registro ou diploma dos mesmos, além de aplicação de pena de multa, por acusação de captação ilícita de sufrágio e de recursos -, para alegações finais. Depois disso, será dado prazo de dois dias para manifestação da defesa, antes da sentença final do magistrado. Já o inquérito policial deverá ser finalizado e remetido para apreciação da Justiça nos próximos dias.

 

POLÍTICOS DIPLOMADOS


 

Emilianópolis


Prefeito: João Batista Amaral, João Agrônomo (PTB)

Vice: Marcos Roberto Message de Oliveira, Professor Marquinhos (PTB)

Vereadores:

1 – Tazinho (PTB)

2 – Paulinho Porretti (PTB)

3 – Erli (PTB)

4 – Zé Rafael (PV)

5 – Pirrita (PTB)

6 – Selma Aranda (PSDB)

7 – Marlene do Valdo (PTB)

8 – Zé Rato (PV)

9 – Claudia (PTB)

 

Presidente Bernardes


Prefeito: Luccas Inague Rodrigues, Dr. Luccas (PP)

Vice: Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo, Nadinho (PP)

Vereadores:

1 – Antonio Geraldo (PSDB)

2 – Alemão Milhorança da Saúde (DEM)

3 – Delei da Nova Pátria (PTN)

4 – Cristina do Hospital (PSD)

5 – Murilo Gomes (PMDB)

6 – Franthesco da Saúde (PSB)

7 – Vilhena (PTN)

8 – Marcio Gatinho (SD)

9 – Iza Cerazi (PSB)

 

 
Publicidade

Veja também